Em meio ao coronavírus, ​Prefeitura de Rifaina otimiza combate a dengue

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de abril de 2020 às 17:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade quer evitar que dengue venha engrossar a necessidade de serviços de saúde para a população local

Para evitar que os números da dengue possam assustar e provocar desconforto junto a população, a Prefeitura de Rifaina por meio da VISAM – Vigilância Sanitária Municipal –  está intensificando as ações no combate a criadouros dos mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika vírus e gripe chikungunya.

A otimização dos serviços tem a finalidade evitar que as pessoas sejam apanhadas de surpresa com a picada do mosquito e possa aumentar as estatísticas de contaminação do Município.

Desta forma, a VISAM mobilizou as equipes e todas as ruas da cidade receberam o alerta sobre a necessidade da remoção de lixo, entulhos, materiais inservíveis e objetos que acumulam água e podem proliferar a criação do Aedes Aegypti.

Rodrigo Ferreira, responsável pela VISAM, explicou que o recolhimento dos materiais é importante para o controle. Diariamente são recolhidos diversos caminhões de lixo e que podem potencializar a criação de mosquitos transmissores das doenças.

O prefeito Hugo Lourenço destaca que o recolhimento de lixo urbano e de coleta seletiva continua sendo feito semanalmente e que não há motivos para que estes materiais fiquem acumulados, pois o interesse de manter áreas e quintas limpos é de toda a comunidade rifainense.

Quando o foco do mosquito Aedes Aegypti é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores ou pela população, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis focos/criadouros.


+ Saúde