Em iniciativa pioneira, usina faz reciclagem de materiais de construção em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de julho de 2018 às 14:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Todo o material mineral, como cimento, concreto, tijolos e telhas, passa por processo de reciclagem

Já está em operação, desde o mês de junho, uma usina de reciclagem de materiais de construção na cidade. É a primeira usina do gênero em Franca e região e seu objetivo é reciclar e processar todo material aproveitável e até então tido como restos de construção. 

O trabalho da Usina SL é interessante. Há uma primeira triagem, onde é retirado o material não mineral, como plástico, madeira, vidro e ferro, que é separado e destinado para reciclagem por empresas especializadas. Depois, o material mineral, como cimento, concreto, tijolos e telhas, passará também por um processo de reciclagem no próprio local.

Todo o material é passado por um equipamento, onde é triturado e processado, transformando-se em areia, pedrisco e brita, podendo voltar a ser utilizado e evitando desgaste da natureza.

“Achei muito interessante a iniciativa, pois será evitado, como isso, o descarte na natureza, uma vez que este tipo de resíduos é de difícil transporte e muitas vezes as pessoas não o depositam em aterros, como tem que ser”, afirmou o vereador Claudinei da Rocha, que visitou o local.


+ Economia