Em grande fase, Rafael Mineiro se firma como um dos destaques do Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de dezembro de 2017 às 14:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Médias de Rafael Mineiro praticamente dobraram em relação à temporada anterior pelo Flamengo

O ótimo momento do Sesi Franca Basquete tem um destaque em especial. Trata-se de Rafael Mineiro, reforço da equipe francana para a atual temporada. Aos 29 anos, o ala/pivô, campeão do NBB CAIXA pelo Flamengo em 2015/2016, deixou o clube carioca para defender o time da Capital do Basquete visando novos horizontes na carreira. E essa troca parece ter feito muito bem para o jogador.

Depois de perder os quatro primeiros jogos deste NBB CAIXA se recuperando de lesão, Mineiro entrou em cena e encaixou perfeitamente no esquema do técnico Helinho Garcia. 

Atuando muitas vezes como homem mais alto do time, o atleta de 2,06m de altura tem sido dominante nos dois garrafões e entregou nos cinco primeiros jogos pelo Franca uma média de 12,4 pontos por jogo e ainda lidera a equipe em rebotes (6,8 por jogo), roubos de bola (1,8 por jogo) e eficiência (15,4 de valorização por jogo).

Suas médias praticamente dobraram em relação à temporada anterior pelo Flamengo, que foram de 6,4 pontos, 3,6 rebotes, 0,5 roubos de bola e 8,2 de eficiência. Desde que entrou em ação neste NBB CAIXA, o Franca venceu quatro dos cinco jogos que fez, contra Bauru, Liga Sorocabana, Minas e Flamengo – perdeu apenas para o líder Mogi, fora de casa.

Mas foi justamente uma atuação contra seu ex-time que consolidou o grande momento de Rafael Mineiro no NBB CAIXA. Foi um duplo-duplo de 16 pontos (7/8 nas bolas de 2) e 12 rebotes, além de quatro bolas recuperadas, números que lhe renderam 28 de eficiência, importantes para o elástico triunfo por 100 a 82. Somado à atuação contra o Minas (9 pontos, 7 rebotes e 14 de eficiência, o ala/pivô ganhou um lugar na Seleção da Semana #6 do campeonato.

“Estou muito feliz por ter entrado na Seleção da Semana. Acredito que isso tenha acontecido naturalmente, como sempre acontece no nosso time. Todo mundo pode se destacar, temos um elenco muito forte e qualquer um pode aparecer. Espero que outros atletas também se destaquem e que assim a gente consiga cada vez mais vitórias”, disse Rafael Mineiro.

“Tivemos grandes resultados nos últimos jogos contra fortes equipes, e nosso mérito foi conseguir imprimir nosso ritmo, não só os cinco jogadores que começam jogando, mas os outros também estão mantendo o ritmo alto. No ataque temos cinco jogadores fazendo mais de 10 pontos por jogo isso dificulta muito o adversário. Nos desprendemos do pessoal e estamos pensando somente no bem da equipe e isso vem dado muito certo”, completou o camisa 3 do Franca.

Como bem citou Mineiro, o Franca tem cinco atletas com média superior a 10,0 pontos por partida. São eles Léo Meindl (14,1), Jefferson William (14,0), Rafael Mineiro (12,4), Gruber (11,7) e Henrique Coelho (10,8). Diante disso, o time do técnico Helinho Garcia possui o segundo melhor ataque da atual temporada do NBB CAIXA, com média de 81,7 pontos por jogo.

O próximo compromisso do Franca será contra um outro ex-clube de Rafael Mineiro: o EC Pinheiros, atual vice-líder do campeonato. O ala/pivô jogou por lá três temporadas e conquistou os dois únicos títulos do clube no basquete adulto, o Campeonato Paulista de 2011 e a Liga das Américas de 2013.

Para o confronto contra os francanos, o time pinheirense entrará em quadra sem o atual MVP Desmond Holloway (suspensão automática), além de Gemerson (cirurgia no cotovelo) e Marcus Toledo (fratura no pé) e possivelmente Ralfi Ansaloni, que com uma lesão na mão, é dúvida. O duelo será nesta sexta-feira (29/11), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo via Twitter na página do NBB (@NBB).

“Agora temos o Pinheiros pela frente, que é um adversário direto para nós e que tem tido grandes resultados. Espero que a gente consiga fazer uma grande partida e para isso precisamos imprimir nosso ritmo desde o início. Se conseguirmos, temos grandes chances de sair com essa vitória”, finalizou Mineiro.


+ Basquete