Em Franca, serviço de captura de abelhas é oferecido pela Prefeitura

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 12 de agosto de 2020 às 00:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Até o mês de novembro, a Prefeitura de Franca oferece o serviço de forma gratuita e mediante solicitação

A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, está com um trabalho em andamento voltado a preservação das abelhas. 

A Secretaria de Desenvolvimento destaca que até novembro, é muito comum as abelhas fazerem um enxame provisório, ou voador, pois elas procuram um local para nidificar (trabalhar) e, pensando na preservação e proliferação da espécie,  está oferecendo o serviço de captura desses enxames.

É gratuito e para solicitar o pedido, o munícipe deve ligar nos telefones 3711-9480 ou 3724-7080 e fazer o agendamento, oferecendo as informações básicas do local, e tipos de abelhas. 

As abelhas são importantíssimas para o meio ambiente, fazendo a polinização das plantas e flores, além de oferecerem o mel, que é alimento super saudável.

Atualmente, já está havendo escassez de abelhas, o que em alguns locais do país está se transformando em negócio, com a locação de colmeias. 

Produtores interessados no aumento de suas produções, seja de críticos ou cafezais, pagam determinados valores para que os apicultores mantenham suas abelhas em áreas próximas aos seus cultivares. Exterminá-las e prejudicial a preservação ambiental.

Portanto, não tente matá-las., não jogue água, não faça fumaça e nem jogue pedra. É preciso deixar as abelhas quietas, porque muitas vezes elas irão embora por volta de dois dias. 

Se elas já estão nidificadas (trabalhando), e estiverem com mel, ficam agressivas. Portanto, em qualquer situação, chame o serviço de captura. Assim, você não se expõe a riscos e contribui com o meio ambiente e com a preservação das espécies.


+ Serviços