Em cerimônia, Projete forma 140 alunos de escolas públicas de Ribeirão Preto

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de novembro de 2018 às 22:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programa sócio-educativo qualifica estudantes para o mercado de trabalho por meio de mentorias

Cento e quarenta alunos de escolas públicas de Ribeirão Preto deram um novo passo em suas vidas, no último sábado (24/11), durante a formatura no Projete – programa socioeducativo gratuito que qualifica jovens para o mercado de trabalho, a partir de conceitos de educação financeira, empreendedorismo, empregabilidade, desenvolvimento profissional e cidadania. A cerimônia de diplomação da sexta turma aconteceu na Faculdade Estácio.

Para abrir o evento, o Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto encantou a todos com obras conhecidas do cinema e da televisão. Os artistas levaram diversão e cultura ao encontro que reuniu alunos, familiares, voluntários, diretores e coordenadores de escolas públicas e de instituições não governamentais, parceiros e realizadores da iniciativa.

Na ocasião, os estudantes apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvidos durante 22 mentorias aplicadas ao longo do ano e que aconteceram no Supera Parque e na Unidade Lafaiete da Escola SEB. Este ano, foram promovidas oito ações sociais, todas feitas durante os encontros e colocadas em prática em outubro. As iniciativas contribuíram com causas animais e ambientais, desenvolvimento de carreiras, conscientização cultural e social e literatura.

Segundo Giovanne Jonathas Felício, de 16 anos, da Escola Estadual Irene Dias Ribeiro, tudo mudou em sua vida após o Projete.  “Antes das mentorias eu tinha uma visão. Agora, tenho outra, completamente diferente. Percebi grandes mudanças em meus pensamentos e atitudes. Estou me desenvolvendo muito mais. A formatura é um momento único, está sendo muito melhor do que eu imaginava. Hoje faço a escola de marcenaria e no futuro próximo quero me especializar em arquitetura ou engenharia civil ou design de interiores. Já planejei como farei tudo isso: com bastante esforço e estudo. Sei que vou chegar lá”, comenta.

“Conheci a Iniciativa por meio de alguns colegas, me interessei e quis participar. Foi a minha melhor escolha na vida, até agora. Passei por várias experiências, que nunca imaginei vivenciar. Hoje foi o final de um grande aprendizado e o começo de uma nova jornada. Nas mentorias aprendi que tenho de andar sozinha. Agora, para o futuro, só desejo crescer e cursar fisioterapia. Vou correr atrás do meu sonho”, diz Maria Eduarda Caetano de Oliveira, de 18 anos, aluna da Escola Estadual Djanira Velho.

Para a coordenadora da ação, Daniela Ferreira, o programa cresce a cada ano. “Já chegamos à sexta edição. Trabalhamos para ampliar o número de jovens e transformar as suas vidas.  A primeira turma teve início com 36 alunos e, este ano, chegamos a 140 participantes”, observa.

“O Projete é uma experiência transformadora. Os integrantes ampliam repertório de vida, têm a oportunidade de contato com profissionais de diversas áreas e aprendem como começar a definir a carreira que desejam seguir, além de pensar no seu futuro”, finaliza Juliana Peres, também coordenadora da ação.

Projete em números – Iniciado em 2013, o Projete já formou 500 jovens. O primeiro ano da iniciativa contou com 36 jovens. A cada ano, o número de participantes cresce. Em 2015 foram 75 e 2016 e 2017 com 100 estudantes. Nos seis anos da iniciativa mais de 620 voluntários fizeram mentorias. Os alunos já desenvolveram 27 atividades sociais.

Sobre o Projete – O Projete é um programa socioeducativo gratuito, fruto da parceria entre as empresas PwC, Grupo Maubisa, Alliage, Santa Emília Caminhões, Ourofino, Grupo Lago-San, Supera Parque, Escola SEB, RP Capital, Laure, Volpon e Defina , URBEN, ValorUp, Happening, Digitalnet, Consinco e Riberball, com a iniciativa United Way Brasil (UWB). Conta com o apoio das empresas, Pontue, Vox2you, ZPP Ideias, Grupo RS, Água Doce Cachaçaria, Faculdade Estácio, Pensare, ARF Formaturas, Alethea e Pixxis. Mais do que ensinar conceitos de educação financeira, empreendedorismo, empregabilidade, desenvolvimento profissional e cidadania. Acesse: www.projeteofuturo.com.br


+ Cidades