Em busca de praticidade, homens se rendem às bolsas e moda se renova

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de novembro de 2017 às 15:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Bolsas se democratizam no universo masculino e podem ser vistas em diferentes estilos e modelos

Há poucos anos todos os homens saíam de casa com apenas uma carteira no bolso e suas chaves. Mas nos últimos tempos, a correria do dia a dia tem feito com que a maioria deles tenha que carregar, além das chaves e da carteira, celular, nécessaire e outras “bugigangas” para encarar a rotina. Onde colocar tudo isso? Nos bolsos da calça é praticamente impossível, além de não agregar ao visual de ninguém. A solução está nas bolsas masculinas. “Além de dar um grau no look masculino, esse acessório é encontrado em diferentes modelos, que se encaixam perfeitamente nas diversas ocasiões da vida atribulada do homem, adequando-se ao seu estilo”, diz o produtor de moda Mateus Cruz.

Segundo ele, esses acessórios práticos, funcionais e versáteis estão transformando a maneira de vestir do homem brasileiro. Hoje, homens das mais diferentes idades, com diversos estilos e profissões totalmente distintas, carregam suas bolsas por onde vão, confirmando que, ao contrário do que muitos pensam, a moda das bolsas masculinas não é restrita a fashionistas. Isto é, homens básicos, estudantes e até mesmo executivos têm levado consigo bolsas super estilosas”, enfatiza.

Essa tendência veio mesmo pra ficar, mas é preciso escolher a bolsa certa para suas necessidades. “A melhor coisa a fazer antes de comprar, é entrar em algumas lojas, ver modelos, ter nas mãos, conferir o material, interior e exterior, ver o que cabe dentro”, sugere Mateus, acrescentando que é preciso levar alguns fatores em consideração, como 1) utilidade: saber o que vai carregar é essencial para escolher a bolsa; 2) estilo: ver se suas roupas combinam mais com preto ou com marrom, se seu estilo é mais social ou casual; 3) qualidade: verifique costuras, fechos em pleno funcionamento, zíperes abrindo e fechando com facilidade.

Os modelos em alta

No mercado há opções bem bacanas. Entre as que estão em alta, destaque para a bolsa carteiro em materiais que vão da lona ao couro. É aquela peça coringa que vai bem tanto com um look formal quanto mais despojado. Ideal para quem precisa carregar livros, notebooks e outros itens menores durante o dia. A vantagem é a versatilidade: pode ser carregada tanto na mão quanto no ombro. A bolsa cilindro é uma boa pedida para quem passa o dia fora e precisa levar vários itens. “Ela combina um estilo urbano e esportivo com a versatilidade. A dica é usar um modelo com cores neutras e materiais mais sofisticados como o couro. Assim se consegue usá-la do escritório à academia”, sugere.

Um modelo que também vem caindo nas graças dos homens é a tote bag. Conhecida como bolsa sacola, ela não tem divisões internas, dando mais espaço para guardar as coisas. É ideal para aquele passeio de final de semana, do parque ao shopping.

Para quem prefere mochilas, a boa nova é que não se trata de um modelo apenas para quem é estudante. Sempre clássica, a mochila foi repaginada e voltou a ser tendência nas passarelas. Prova disso são os inúmeros modelos em diversos materiais como o couro, lona e camurça.

Mas Mateus diz que as pastas também estão em alta. Clássicas, são indicadas para ambientes mais formais. “Em modelos rígidos ou estruturados, geralmente em couro, é uma opção para carregar documentos e objetos”, comenta.