Elenco da Francana faz acompanhamento dentário para manter rendimento

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de maio de 2019 às 09:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dentista reforça que o ditado “a saúde começa pela boca” é válido e se aplica a jogadores de alto rendimento

Fazer um trabalho extra campo pode contribuir muito para ajudar a Francana a obter resultados positivos. 

Além de treinamento tático, técnico e condicionamento físico, os jogadores também precisam ficar atentos à dentição. 

Por isso, nesta semana, o cirurgião-dentista Ernane Virgílio Fernandes realizou palestra com os jogadores da Veterana para detalhar como cuidados com a boca representam melhora no condicionamento, evita lesões e promove o aumento no rendimento nas quatro linhas.

A palestra com os atletas aconteceu na quinta-feira à tarde. 

Conforme o profissional, que já treinou na Francana, o trabalho ligado à dentição é feito com muitos jogadores e citou como exemplo Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno. 

Esse detalhamento que ele fez com o grupo desta temporada já foi realizado anteriormente com o time feminino de futebol da cidade, e houve bons resultados. 

“No time feminino, algumas atletas tinham muitas lesões. Fiz um acompanhamento com elas e houve um resultado muito satisfatório”, ressalta o cirurgião-dentista.

Ernane reforça que o ditado “a saúde começa pela boca” é muito válido e se aplica a jogadores de alto rendimento e mesmo para quem gosta de praticar alguma atividade física esporadicamente.

“No caso do atleta, tanto profissional ou amador, se você não tiver uma dentição boa, estiver com muito tártaro, há um risco grande de haver problema de estiramento, contusão muscular. O rendimento também fica prejudicado”, explica.

A arcada dentária é outra condição que precisa ser observada porque está ligada a forma de respiração.

“Quem pretende ser um atleta profissional precisa também ficar atento com a arcada dentária. Existe relação disso com a respiração. O rendimento do jogador está relacionado a isso. Deixar de ter respiração bucal para ter respiração nasal faz toda a diferença para um atleta e para seu rendimento”, aponta.


+ Esportes