E.E. Esplanada da Estação e EducaJovem inauguram Bosque “Chico Mendes”

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de junho de 2018 às 16:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Foram plantadas 50 mudas para a inauguração, que acontece na segunda-feira, 11, às 15h

A Fundação Educandário “Cel. Quito Junqueira” comemorou em maio seus 80 anos de atividade. Para homenagear este marco, um dos programas da Fundação – Projeto EducaJovem – realizou importante parceria com a Escola Estadual Esplanada da Estação de Ribeirão Preto com o plantio de mais de 50 mudas para a inauguração do Bosque “Chico Mendes” na próxima segunda-feira (11/06).

Com metodologias de ensino ligadas à conscientização das questões ambientais dos alunos, familiares e as comunidades dos bairros próximos, as duas instituições possuem parcerias desde 2014 e neste ano oferecem mais um benefício à sociedade.

“Nos dias de hoje, um dos maiores problemas encontrados nas escolas urbanas é a falta de área verde. E como princípios educativos e conscientizadores, nossa escola sentiu necessidade de uma metodologia de ensino voltada para a educação ambiental no bairro, despertando uma postura crítica dos alunos em relação a essa questão”, afirma Carlos Piccolo, Diretor da Escola.

O objetivo em desenvolver essa ação, comenta o Diretor, é que os 427 alunos possam discutir os temas “Áreas Verdes e Árvores nas Escolas”, conhecer as etapas de crescimento e plantio de uma árvore, compreender a sua importância no ambiente em que vivemos e se sentirem como atores principais na mudança da paisagem do seu lugar. Além de conhecerem mais sobre as mudas que estarão ali presentes: Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Cabeludinha, Cerejeira, Canela, Jacarandá, Aroeira Pimenta, Oleo Branco, Caporiroca, Caguaragi, Acácia Spectabilis, Babosa Branca, Jabuticaba, Canafístula, Pau Ferro, Cafezinho, Grumixama, Cedro, Santa Barbara, Amoreira, Paineira, Pitangueira, Periquiteira e Jatobá.

“O EducaJovem possui um Programa de Sustentabilidade que inclui a parceria com outras instituições e que contempla ações, como horta orgânica, quintal produtivo, oficina de Educação Ambiental e um viveiro de mudas que produziu as árvores plantadas na Esplanada da Estação. A inauguração do Bosque é a celebração do trabalho todo desenvolvido e feito à muitas mãos”, destaca Luciana Paschoalin, Diretora do Projeto.

Chico Mendes

O Bosque que ficará localizado ao lado da Escola Estadual levará o nome do grande ambientalista brasileiro Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes. Reconhecido internacionalmente por sua luta na preservação da floresta e das seringueiras nativas. Seu principal legado são as Reservas Extrativistas, que representam a primeira iniciativa de conciliação entre proteção do meio ambiente e justiça social, antecipando o conceito de desenvolvimento sustentável que surgiu com a Rio 92.

Serviço:

Inauguração do Bosque “Chico Mendes”: Segunda-feira (11/06) às 15 horas

Local: E.E. Esplanada da Estação – R. Serra Negra, 100 – Jardim Iara


+ Cidades