Educa Vitta alfabetiza adultos nos canteiros de obras de construtora

  • Entre linhas
  • Publicado em 29 de agosto de 2018 às 16:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programa fez parte das festividades da empresa ao aniversário da cidade; alunos foram presenteados com kits

A Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, presente em Araraquara há dois anos, promoveu na última quinta-feira (23), um evento para a oficializar as aulas do Educa Vitta – Programa de Educação de Escolaridade de Alfabetização, promovido em parceria entre a construtora, o SESI e o Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

Para incentivar os alunos a construtora entregou kits escolares personalizados. Os participantes receberam mochila, uniforme, canetas, caderno e squeeze – todos itens personalizados com a marca Educa Vitta. O programa teve início em junho na cidade e funciona dentro do canteiro de obras do empreendimento Ipê Amarelo. As aulas gratuitas acontecem sempre às terças, quintas e sexta-feiras, das 7h15 às 8h30.

A ideia de implementar o Programa de Alfabetização na empresa surgiu depois da realização de uma pesquisa que constatou: a grande maioria dos profissionais dos canteiros de obras apresentava dificuldades em cumprir tarefas simples de leitura, como compreender placas com avisos e instruções para utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A professora do programa, Carina de Souza, ministra aulas dentro de um canteiro de obras

Para a professora do programa, Carina de Souza, ministrar aulas dentro de um canteiro de obras é um desafio gratificante. “Os alunos são extremamente atenciosos. Querem aprender porque sabem que o que não conseguiram fazer quando eram crianças por motivos variados, hoje é de muita importância para o cotidiano de cada um deles, tanto no trabalho, como dentro de casa”, declarou.

A ainda professora revela que, mesmo com pouco tempo de aula, os alunos estão progredindo com incentivo do programa de alfabetização e começando a ler. Como é o caso de José da Silva, 47 anos. O profissional trabalha na obra da Vitta em Araraquara há sete meses. José nunca pôde frequentar uma sala de aula e quando surgiu a oportunidade de aprender e escrever dentro do próprio canteiro de obras, ficou muito contente. “Nestes dois meses já aprendi demais. Já escrevo e leio com mais facilidade e pretendo melhorar mais. Quero ter chances de crescer dentro da construtora, quem sabe me tornar um encarregado”, disse.

José da Silva foi um dos alunos que recebeu o kit escolar

Para Genival Tavares Filho, 37 anos, fazer parte do programa o deixa muito emocionado e agradecido. “Depois que comecei a frequentar as aulas do Educa Vitta minha vida mudou. Hoje, consigo ler o nome do ônibus e não preciso pedir ajuda para as pessoas. Consigo também dentro do canteiro de obras saber o que está escrito nas placas e passei a desenvolver melhor meu trabalho. Agradeço a Deus por esta oportunidade”, falou.

O gerente geral de obras, Marcelo Silveira Rodrigues Júnior, avalia que um dos pilares da empresa visa ajudar tanto colaboradores, quanto profissionais terceirizados no processo de sua formação. “O Educa Vitta atende a uma classe de alunos que não teve oportunidade de educação. Nosso principal objetivo é fazer com que eles possam aprender a ler, ter novos conhecimentos e poder almejar novas funções dentro da empresa”, disse.


+ Cidades