É verdade que lavar muito as mãos deixa a pele seca. O que fazer para evitar?

Quem sofre de outras condições de saúde dermatológicas pode experimentar agravamento dos sintomas

Postado em: em Mais+

Manter as mãos limpas é uma medida extremamente eficaz na prevenção da infecção pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, mas a verdade é que pode deixá-las bastante secas. 

A camada mais superficial da pele é composta por uma gordura natural, que por sua vez age como barreira contra as agressões exteriores e mantém a derme hidratada, explica um artigo publicado no site do hospital português CUF.

Todavia, com as lavagens consecutivas com sabonete, estes óleos são eliminados assim como a sujeira e micróbios, deixando as mãos secas se não forem tomados cuidados adicionais para que permaneçam macias.

Sendo que adicionalmente pode surgir desconforto, vermelhidão, descamação e até fissuras. 

Mais ainda, quem sofre de outras condições de saúde dermatológicas, tais como eczema, poderá experimentar um agravamento dos sintomas. 

O que fazer?
Mesmo que a pele das suas mãos esteja seca, deverá continuar a lavá-las por pelo menos 20 segundos, esfregando-as minuciosamente, inclusive entre os dedos e perto das unhas.

É importante que o faça com água morna ou fria - a água quente tem uma ação mais abrasiva, eliminando a gordura da pele. Dê também preferência a um sabonete com ação hidratante e sem fragrância. Seque as mãos com uma toalha limpa, mas deixe ainda alguma água na pele. Outra alternativa é deixar as mãos secar naturalmente. 

Hidrate, hidrate e hidrate!
Após lavar, ainda com a pele das mãos úmida, aplique uma loção hidratante nas mãos. E se a derme está mesmo muito seca, então esfregue com um creme mais oleoso e hidratante.

Faça o mesmo sempre que usar álcool em gel. 

Uma boa dica, é transportar sempre junto uma pequena embalagem de creme hidratante, seja na bolsa, ou armazenada numa gaveta no trabalho.

Outros tratamentos para as mãos secas
De acordo com o hospital português Cuf, antes de ir dormir, pode aplicar uma camada generosa de creme hidratante. Em seguida, coloque umas luvas de algodão para estimular a hidratação.

Se preferir pode utilizar máscaras hidratantes em forma de luvas, que são aplicadas durante 20 minutos nas mãos.


Artigos Relacionados