É verdade que a ansiedade matinal existe. Conheça as causas e saiba evitá-la

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 1 de outubro de 2020 às 20:45
  • Modificado em 1 de outubro de 2020 às 20:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sintomas: aumento da frequência cardíaca, respiração rápida ou suores, dores de cabeça e de estômago

Se você acorda preocupado, tenso, irritado ou até em pânico, saiba que pode estar sofrendo de ansiedade matinal – uma das formas pelas quais o transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar.

Os sintomas incluem o aumento da frequência cardíaca, respiração rápida ou suores, dores de cabeça e de estômago.

Causas e fatores de risco
O corpo foi construído para lidar com a ansiedade assim que abre os olhos, diz o médico Alex Dimitriu, citado pela Healthy.“De manhã, o cortisol [hormônio do estresse] está elevado e tem mais adrenalina e uma frequência cardíaca maior. É isso que desperta as pessoas”, explica. 

Mas, para algumas pessoas com ansiedade, essa resposta fisiológica torna-se psicológica e os sintomas são muito piores pela manhã do que em qualquer outra hora do dia. 

A falta de sono ou de ir para a cama tarde na noite anterior tende a piorar a ansiedade matinal, explicou o profissional. As circunstâncias do dia também podem acentuar os sintomas. “O atraso pode realmente deixar as pessoas ansiosas”, diz.

A dieta também pode afetar a ansiedade. O que come e bebe logo de manhã pode afetar a forma como se sente no resto do dia. Muita cafeína ou água insuficiente podem fazer com que se sinta ansioso. O baixo nível de açúcar no sangue também pode desencadear sintomas de ansiedade.