E-commerce cresce no Brasil e chama atenção para migração das lojas físicas

  • Entre linhas
  • Publicado em 30 de novembro de 2018 às 17:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Docente de gestão e negócios do Senac Franca fala sobre a forte adesão das vendas on-line e as vantagens

Na contramão do mercado tradicional, que sofre com as crises globais, a procura pelo e-commerce tem registrado aumento quando o assunto é abrir um novo negócio. A compra on-line proporciona comodidades que fazem da internet um bom local para investir.

Segundo relatório divulgado pela Ecommerce Foundation sobre o comércio virtual na América Latina, o continente é destaque com maior crescimento mundial no setor. O Brasil aparece como segundo maior mercado de comércio eletrônico, com gasto de US$ 18,86 bilhões, ficando atrás apenas do México, que aparece em primeiro lugar, com US$ 21 bilhões. Outro dado que impressiona é que só no primeiro semestre de 2018, o e-commerce brasileiro cresceu 12,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

A adesão às vendas virtuais tem feito cada vez mais empresas migrarem para a internet. Em 2017, o nicho faturou R$ 47,7 bilhões. Um dos principais atrativos é poder ultrapassar a barreira da distância e vender para qualquer lugar do mundo, além de propor praticidade e otimizar o tempo do consumidor. Investir no segmento também permite ao empresário pensar em condições melhores de custos ao cliente.

“Ao focar o investimento em comunicação, tecnologia da informação e logística, em vez de um ponto físico, é possível deixar os preços de venda mais competitivos e, ainda, com produtos disponíveis 24 horas”, destaca Carlos Eduardo Cruz, docente da área de gestão e negócios do Senac Franca.

O profissional alerta que optar por entrar no e-commerce exige estruturação e um plano de negócio eficiente. Desenvolver um planejamento, ter clareza de onde quer chegar, estabelecer metas concretas e estudar o mercado em que se deseja atuar é primordial. “Para isso, pesquisar é o ponto-chave para um desenvolvimento sustentável e sadio”, explica Carlos Eduardo.

Ainda, para alcançar o sucesso no segmento de vendas eletrônicas, é importante desenvolver um modelo de marketing e comunicação, oferecer uma variedade de opções de itens e estudar as plataformas disponíveis.

Carlos Eduardo orienta que, mesmo com todo planejamento eficiente para uma loja virtual, pensar em estratégia para as diversas esferas digitais é outra necessidade. “Quem quer investir em e-commerce deve desenvolver o site com expansão mobile. No Brasil, a cada ano cresce e muda o comportamento de compra. Hoje, parte relevante desse processo acontece por meio de smartphones e tablets. É preciso estar preparado para todas as plataformas, e o conhecimento é a principal ferramenta para alavancar um negócio.”

Na prática!

Gabriel Nascimento Rodrigues, de 22 anos, entendeu toda a dinâmica e força do e-commerce e incentivou a família a ampliar o canal de vendas por meio de uma loja virtual. “Já tínhamos uma fábrica de calçados em Franca e, há três anos, optamos por fazer uma plataforma de vendas on-line, por avaliar que é o futuro do mercado”, conta. O jovem empreendedor também detalha que foram muitas vantagens que pesaram quando colocou na ponta do lápis a definição pela venda via internet: “Custo baixo, possibilidade de atender a todo o país, não ter a necessidade de funcionários contratados, variedade no estoque e perspectiva anual de crescimento do e-commerce”.

Desde o início da operação digital, Gabriel destaca que os negócios crescem, em média, 50% ao ano. “São resultados muito bons para nós”, diz. No entanto, para aprimorar as práticas e garantir ainda mais força nas vendas, o empreendedor investiu em capacitação e optou pela formação em Analista de Marketing em Mídias Sociais do Senac Franca. “O conhecimento me ajudou a determinar as melhores estratégias, a fazer campanhas direcionadas ao público-alvo e a filtrar o perfil dos consumidores para bons resultados. Foi fundamental para a melhora da plataforma.”

Para quem quiser aprimorar as habilidades na área e ampliar os negócios, como fez Gabriel, o Senac está com inscrições abertas para o curso Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, que inicia em 3 de dezembro. Mais informações no Portal Senac (www.sp.senac.br/franca) ou pessoalmente na unidade.

Serviço:

Estratégias de Marketing Digital e E-commerce

Data: 3 a 14 de dezembro de 2018

Horário: segunda a sexta-feira, das 18 horas às 22h30

Local: Senac Franca

Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345, Vila Teixeira – Franca/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/franca


+ Economia