E agora, José?

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 16 de agosto de 2017 às 21:52
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para quem ama cozinhar, não há nada melhor do que os elogios do perfume daquilo que se está cozinhando. Antes do típico chamamento para a mesa, é o aroma dos alimentos e ervas que denuncia que a refeição está pronta. Afinal, é a criatividade da mistura de temperos e sabores que torna qualquer prato simples em uma refeição especial.

Pois surgiu um estudo bem interessante da Faculdade da Califórnia sobre exatamente esse assunto, o cheiro das comidas. Você sabia que dá pra engordar através do aroma? Esse estudo afirma que o cheiro da comida aumenta o armazenamento de gordura corporal. Digamos que agora da pra começar a se preocupar em passear até pelas praças de alimentação dos shoppings, ou talvez estar de dieta e ir visitar a vó no domingo, em pleno almoço de domingo!

A pesquisa feita por estudantes consistiu em alimentar ratos de laboratório com refeições altamente calóricas. Antes de ingerir o alimento, alguns animais usados no estudo tiveram seu olfato interrompido enquanto outros continuaram com todos os sentidos. O resultado mostrou que os ratos que sentiam o cheiro da comida acumularam mais gordura e dobraram de peso, enquanto apenas 10% dos que perderam esse sentido engordaram de forma significativa. O estudo ainda provou que os animais considerados obesos que também foram impedidos de sentir o aroma do alimento tiveram uma redução no peso. Com isso os pesquisadores concluíram que aumento do peso não tem relação apenas ao que se é consumido, mas também sofre interferências da percepção do cérebro sobre as principais características do alimento.

Ainda não há uma resposta concreta sobre a relação do olfato com o ganho de peso, mas existe uma hipótese entre os pesquisadores de que o odor altere o metabolismo e a interpretação do cérebro sobre a energia consumida. É interessante pensar também, que quem cozinha pouco sente esse odor, e que mesmo o sentindo pouco, de certa forma ele sacia a fome. Explicando melhor: quem cozinha, come menos! E agora, José? Agora cabe a cada um fazer o que achar melhor com essa informação, mas digo que serei a última pessoa a me privar de um dos melhores aromas do mundo: o de comida boa!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​


+ zero