Durante quarentena, compras online nos supermercados aumentam

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de abril de 2020 às 12:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As vendas online ou por telefone representam uma forma da população não sair do isolamento social

Em função da quarentena e das recomendações de isolamento social da população em São Paulo, para evitar a disseminação da Covid-19, as vendas online dos supermercados paulistas continuam sendo uma alternativa para os consumidores evitarem a compra presencial nas lojas físicas.

De acordo com o levantamento da Associação Paulista de Supermercado – APAS, na última semana de Páscoa (6/4 a 12/4), o crescimento das vendas online foi de 81%.

Esse movimento tem se mantido desde a semana anterior, entre 30/3 e 5/4, quando as vendas cresceram 74%, comparado à média dos últimos meses. No final de março, de 23/3 a 29/3, o movimento online chegou a crescer 107%.

Apenas o necessário

Segundo a APAS, apenas 15% dos supermercados registraram aumento no volume de compras, o que significa que os consumidores não estão fazendo estoque de mercadorias. 

Outros 37% responderam que os consumidores estão comprando dentro dos padrões e 48% informaram que os clientes estão comprando dentro dos limites das restrições estabelecidas.

A maioria dos supermercados pesquisados informou que não precisou suspender temporariamente o funcionamento dos sites. 

Esse volume foi de 85% dos pesquisados. Eles também responderam nessa pesquisa que logística e operação continuam sendo os maiores desafios das vendas online, e a maioria, 56%, realocou mão de obra para atender a demanda.

As vendas online ou por telefone representam uma forma da população não sair do isolamento social. Porém, a APAS esclarece que os consumidores precisam se programar para esse tipo de compra e adquirir apenas os produtos necessários, pois não é preciso fazer estoque.

A APAS continua negociando com os fornecedores para manter o abastecimento com preços justos e sugere aos consumidores que realizem compras conscientes e procurem produtos substitutos quando possível.


+ Economia