Durante o Outubro Rosa, Saúde de Franca realiza Mutirão de Mamografia

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de outubro de 2016 às 16:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Até o final do mês, município espera atender, inicialmente, 200 mulheres na faixa etária de 50 e 70 anos

A mamografia é um exame de raio-X, que serve para visualizar a região interna das mamas, prevenindo o câncer

​Marcando as atividades da Campanha Outubro Rosa, que acontecem em todo o mundo durante este mês, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando até o final de outubro, uma espécie de Mutirão de Mamografia.

O objetivo é atender mulheres na faixa etária de 50 e 70 anos. O exame é recomendado para quem não o fez nos últimos 12 meses e será realizado mediante o prévio agendamento, de acordo com as solicitações, no complexo Hospital do Câncer/Coração de Franca.

As solicitações para realização do exame devem ser feitas na rede pública, especialmente, nas Unidades Básicas de Saúde e nos 5 núcleos do programa de Saúde da Família.

De acordo com o secretário José Conrado Dias Netto, a preocupação é a prevenção e a mulher dentro dessa faixa etária de idade, deve se dirigir a uma unidade mais próxima de sua casa e conversar com a enfermeira ou médico e solicitar o agendamento.

Importância da prevenção

Para a enfermeira chefe da Divisão de Atenção Básica do município, Mônica Alves, é fundamental a realização dessa prevenção, porque permitirá um rastreamento dos possíveis casos de câncer em sua fase inicial e a realização do tratamento com mais chances de cura.

O município espera que possa oferecer em torno de 200 exames, número esse que pode ser ampliado, dependendo da demanda que surgir.

A mamografia é um exame de raio-X, que serve para visualizar a região interna das mamas. Deve ser realizado em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos, todos os anos. Através da análise dos resultados, o médico mastologista poderá identificar lesões benignas e até mesmo o câncer de mama precocemente, aumentando as chances de cura.

Outubro Rosa 2016

Promovida no Brasil pelo Inca, a campanha deste ano tem o mote Vamos falar sobre isso?, com o objetivo de levantar discussões e fortalecer o diagnóstico. O rastreamento precoce, aliás, é essencial para reduzir a mortalidade. No entanto, os exames nem sempre estão ao alcance da população – no Brasil, o SUS só os recomenda para mulheres acima de 50 anos.

A decisão leva em conta a prevalência da doença, que costuma ser a partir da quinta década de vida. Contudo, um levantamento do A.C. Camargo Cancer Center com 4.527 pacientes, feito entre 2000 e 2010, mostrou que 4 em cada 10 mulheres com câncer de mama diagnosticados na instituição tinham menos de 50 anos e não descobririam o tumor se tivessem seguido a orientação do ministério. A Sociedade Brasileira de Mastologia, aliás, recomenda o exame a partir dos 40 anos.


+ Saúde