​Doutoranda da Unesp de Franca participa de evento sobre Ensino Superior

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de dezembro de 2017 às 10:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Doutoranda de Serviço Social, Daniella de Souza Santos Néspoli também é pesquisadora e artista plástica

Nos dias 6 e 7 de dezembro de 2017, a aluna doutoranda da Pós- graduação em Serviço Social da UNESP – Franca , Daniella de Souza Santos Néspoli, participou do VI Seminário sobre Ensino Superior: acesso, permanência, democratização e inclusão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM , na qualidade de palestrante da mesa redonda “Inclusão e Diversidade no Ensino Superior”.

Daniella, enquanto pesquisadora da temática étnico-racial, abordou a importância do acesso da população negra nas universidades públicas, através das políticas de cotas, e também a necessidade da educação no processo de emancipação humana e transformação social. 

Na pesquisa que ela desenvolve em seu doutorado, Daniella aborda a importância da arte no processo de afirmação da cultura e da identidade negra.

A pesquisadora e também artista expôs, nesse  mesmo evento acadêmico, sua coleção de telas intitulada de  “Expressões Quilombolas – Identidade Negra em Memórias Coloridas”.

Ela imprime na sua arte o que vive nas dimensões pessoal, profissional e acadêmica, de maneira que a temática étnico-racial – com foco na luta quilombola e cultura de resistência do povo negro brasileiro – é uma constante inquietação perceptível não apenas em sua obra artística mas também na sua trajetória acadêmica.


+ Educação