Dória defende prévias para PSDB definir seu candidato ao governo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2018 às 05:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeito de São Paulo é virtual candidato a governador e pode enfrentar Márcio França

​O prefeito de São Paulo, João Doria, pediu que o PSDB antecipe a realização de prévias que vão escolher o candidato do partido ao governo paulista. Ele pediu à direção do partido que essa votação ocorra em março – antes da data em que ele precisaria deixar o cargo para se candidatar nas eleições deste ano. 

A articulação de Doria e seus aliados é mais um sinal de que o prefeito deve renunciar para se candidatar a governador. Publicamente, porém, ele diz que “ainda” não é o momento de tomar essa decisão. Uma ala da cúpula do PSDB pretendia realizar as prévias para o governo paulista depois do fim do prazo de desincompatibilização, em 7 de abril. 

Esse grupo quer “segurar” Doria na prefeitura, para levar o PSDB a apoiar a candidatura do atual vice-governador paulista, Marcio França (PSB), que já acenou inclusive a possibilidade de ir para o PSDB. O objetivo é negociar essa aliança em troca da ampliação da coligação de Geraldo Alckmin na disputa pelo Palácio do Planalto. 

A data da escolha do candidato será definida pelo diretório do PSDB em São Paulo em reunião marcada para o dia 19 de fevereiro. Além do prefeito, o ex-senador José Aníbal, o secretário de Desenvolvimento Social paulista, Floriano Pesaro, e o cientista político Luiz Felipe d’Avila já anunciaram disposição em disputar o governo pelo PSDB.


+ Política