Donizete da Farmácia inicia seu mandato na Presidência na Câmara nesta segunda

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de janeiro de 2018 às 10:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereador do PSDB foi escolhido por unanimidade; está no terceiro mandato e segue os passos do tio

​Inicia oficialmente nesta segunda-feira o mandato de Donizete da Farmácia (PSDB) como presidente da Câmara dos Vereadores de Franca, cargo que já foi ocupado algumas vezes por seu tio, o falecido vereador José Mércuri (PMDB). Seu primo, Oscar Mércuri, foi vereador também, por um mandato, mas não ocupou a chefia do Legislativo.

Donizete tem um estilo diferente. É avesso a reuniões no gabinete do prefeito Gilson de Souza (DEM) – raramente participa – e gostar de tratar seus assuntos diretamente com o chefe do Executivo. Agora então, como presidente, as reuniões deverão ser ainda mais raras de acontecer.

O novo presidente também não é chegado a solenidades. Dificilmente é visto em sessões de homenagens e para encontrá-lo é mais fácil ir à sua farmácia, na Avenida Brasil, onde diariamente é procurado para receber demandas da população, como críticas e pedidos de informações.

O tucano está em seu terceiro ano de mandato e é conhecido por defender suas opiniões, mesmo que isso não o torne mais popular. Já discutiu com um munícipe, que o ofendeu durante uma sessão, e afirmou que não tinha medo de resolver a situação diretamente com o homem.

Por outro lado, Donizete é conhecido por ser boa praça, estar sempre de bom humor e sorrindo, por ser solícito e manter boa convivência com os servidores da Câmara dos Vereadores.

Para auxiliá-lo, deverá nomear o advogado Ivan Callil Filho, seu analista legislativo, que contará com a ajuda direta de pelo menos outros dois servidores para conduzir o trabalho administrativo da Câmara dos Vereadores.

Donizete tem um perfil conciliador e compõe a base governista – como também foi do ex-prefeito Alexandre Ferreira (PSDB) – e deverá facilitar mais os caminhos de relacionamento entre os poderes Legislativo e Executivo que seu antecessor, Marco Garcia (PPS), opositor declarado de Gilson de Souza.


+ Política