Dom Diógenes poderá dar nome a Centro Esportivo no Jardim Antônio Petráglia

  • Entre linhas
  • Publicado em 17 de maio de 2019 às 19:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Câmara Municipal votará projeto na próxima terça-feira, 21; denominação foi pedida por munícipes

​A Câmara Municipal de Franca votará quatro projetos na 16ª Sessão Ordinária, que acontece na próxima terça-feira, 21. Um deles, o Projeto de Lei nº 35/2019, revoga a Lei nº 6.026, de 12 de setembro de 2003 e denomina “Dom Diógenes Silva Matthes” o centro esportivo situado no Sistema de Lazer do Jardim Doutor Antônio Petráglia.

O projeto justifica-se, segundo o seu autor, o vereador Kaká (PSDB), porque até hoje não existe nenhum próprio público com o nome do bispo emérito de Franca, que faleceu em novembro de 2016. “Foi feito inclusive um abaixo-assinado, em que os munícipes pediram a denominação. Nós já a solicitamos à Prefeitura desde o início da atual legislatura, mas até hoje o Poder Executivo não nos atendeu”, comentou o parlamentar.

Dom Diógenes Silva Matthes morreu na manhã do dia 20 de novembro de 2016, aos 85 anos, vítima de infarto. 

Biografia
Nascido em 12 de outubro de 1931, em Serrania (MG), Dom Diógenes foi registrado pelos pais cinco dias depois, em Caconde (SP). Foi ordenado presbítero em junho de 1957 e atuou como pároco em Ribeirão Preto (SP) e Santa Rita do Passa Quatro (SP).

Ordenado bispo no dia 11 de junho de 1971, esteve à frente da Diocese de Franca por 35 anos, até 28 de novembro de 2006, quando pediu renúncia do cargo à Santa Sé devido à idade. Desde então, tornou-se bispo emérito de Franca.

Sessão Câmara

Outros dois projetos de lei similares também estão na pauta. Um deles, o de nº 31/2019, denomina “Getúlio Darci Munhoz” a rua AP 11, do Residencial Atlanta Park. A proposta, de autoria do vereador Arroizinho (MDB), foi adiada em uma sessão para que a família de Munhoz possa comparecer ao Plenário e acompanhar a votação. Já o outro, de nº 36/2019, de autoria do prefeito Gilson de Souza (DEM), dá o nome de “Professora e Doutora Jurema Gomes Xavier” à creche municipal do Jardim Paulistano. 

A Casa de Leis também apreciará, em segunda votação, o Projeto de Lei Complementar nº 21/2019, de autoria do prefeito, que cria 70 gratificações de funções (veja mais aqui: https://franca.sp.leg.br/noticias/2019/05/camara-aprova-gratificacoes-e-outorga-onerosa). Ele já foi aprovado em primeiro turno, por 8 votos a 6.

Além dos projetos, os parlamentares também votarão cinco Requerimentos e uma Moção de Aplausos. Todos os itens da pauta podem ser acessados através do link: https://sgl.franca.sp.leg.br/Ordem.


+ Política