Doenças bucais podem ser porta de entrada para infecções mais graves

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de novembro de 2017 às 15:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Qualquer tipo de infecção, quando não são bem tratada, pode evoluir para septicemia e causar até a morte

Uma aparentemente simples infecção bucal pode se tornar a porta de entrada para bactérias que chegam até mesmo levar à morte. Apesar de mais raro em casos de doenças bucais, a infecção em qualquer parte do corpo que não for bem tratada pode evoluir e se espalhar por meio da corrente sanguínea, a chamada sepse, também conhecida como septcemia ou infecção generalizada.

E a condição para ela ocorrer nem precisa ser grave: um simples corte na pele ou uma queimadura, se negligenciadas, podem causar a infecção, que surge principalmente quando há um desequilíbrio das bactérias que “vivem” dentro do nosso corpo (como a baixa imunidade, por exemplo).

A infecção pode ter origem em qualquer parte do corpo humano, mas as mais comuns são as provenientes da pneumonia e de infecções urinárias. 

Mesmo com chances pequenas, alguns sinais de alerta podem representar indícios de que a infecção localizada está evoluindo para a sepse: confusão mental, respiração acelerada, condições de cansaço e febre. E a atenção é redobrada para pessoas que se enquadram no grupo de risco — recém-nascidos, idosos, diabéticos, asmáticos, pessoas com doenças cardíacas ou que que sofreram traumas ( como cortes na pele, queimaduras, operações cirúrgicas e internamento hospitalar). 

Quando se trata de infecções bucais, os principais métodos de prevenção são o acompanhamento frequente com dentistas e a higienização adequada da boca, principalmente após procedimentos como implantação ou remoção de dentes. Também é preciso estar atento aos sintomas de infecções, que vão desde dores no dente ao aumento de volume da região bucal (inchaço), acúmulo de pus e febre. Se isso acontecer, procure o quanto antes um médico para que seja feito o devido tratamento.

Para quem não sabe, a sepse é tão perigosa quanto um infarto. Por isso é tão importante ressaltar a importância do cuidado com qualquer tipo de infecção, mesmo as consideradas mais banais.

A infecção generalizada é uma das principais causas de morte em pacientes internados nas UTIs brasileiras: de acordo com pesquisa do Instituto Latino Americano de Sepse, 58,94% dos pacientes com sepse que estavam nas UTIs brasileiras acabaram falecendo. A alta porcentagem de mortalidade, de acordo com o estudo, teve motivos como gravidade dos pacientes, o fato deles terem adquirido sua infecção quando já estavam internados na UTI (infecção hospitalar) e a inadequação do tratamento, principalmente o atraso para administração da primeira dose de antibióticos. Além disso, a pesquisa mostra que instituições com menor disponibilidade de recursos tiveram maior mortalidade.


+ Saúde