DOENÇA OCUPACIONAL

  • Seus Direitos Sociais
  • Publicado em 14 de março de 2019 às 17:42
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cresce cada dia mais os números de ações trabalhistas com pedidos de indenizações decorrentes de doença ocupacional. Mas, afinal, o que é a doença ocupacional?

A doença ocupacional é a enfermidade desencadeada pelo exercício do trabalho, ou seja, são doenças que decorrem do exercício de uma profissão. A doença se relaciona diretamente com a profissão exercida pelo trabalhador.

Alguns exemplos mais corriqueiros são: a surdez causada pelo ambiente de trabalho, hérnia de disco, depressão, tendinite, LER (lesão por esforço repetitivo), doenças respiratórias – geralmente presente em trabalhadores que laboram com substâncias químicas – doenças de pele, entre outras.

Como o trabalhador só adquire a doença em razão do trabalho, alguns direitos são garantidos a ele, como:

  • Afastamento do trabalho com recebimento de benefícios previdenciários
  • Indenizações pagas pelo empregador para ressarcir os prejuízos financeiros, bem como os prejuízos psicológicos causados ao trabalhador.
  • Estabilidade provisória por 12 meses após a cessação do auxílio-doença acidentário.
  • Recolhimento do FGTS pelo empregador no período em que estiver afastado.

Esses são apenas alguns direitos. Entretanto, muitas vezes, por não saber quais são seus direitos, o trabalhador é demitido pelo empregador e fica totalmente desamparado.

Caso você esteja nessa situação, procure um advogado para auxilia-lo. É cabível uma ação trabalhista contra o empregador para pleitear todos os direitos trabalhistas cerceados, bem como indenizações por danos morais e materiais.

Escrito por Maria Júlia Marques Bernardes e Patricia Ribeiro de Oliveira Faggioni, advogadas, sócias do escritório Bernardes e Faggioni advocacia.

[email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às sextas-feiras.​​​​​​​​


+ zero