Do básico ao sofisticado: chefs fazem lives para quem quer cozinhar – veja aqui

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de maio de 2020 às 12:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Chefs de cozinha estão ajudando a esquentar a programação de lives durante a quarentena

O chef italiano Massimo Bottura, que tem 1 milhão de seguidores no Instagram

Munidos de instrumentos da cozinha, chefs de cozinha estão ajudando a esquentar a programação de lives durante a quarentena

Nas sessões virtuais de gastronomia, eles convidam quem está em casa a seguir suas receitas e a preparar pratos através do Instagram, num movimento que começou no exterior, em lugares que também encararam a pandemia. 

O italiano Massimo Bottura, por exemplo, criou o programa “Kitchen quarantine”, com transmissão no @massimobottura, para mais de um milhão de seguidores que já acompanhavam o dia a dia do dono de três estrelas Michelin por seu restaurante Osteria Francescana, em Modena, na Itália.

No Brasil, Bela Gil usa sua conta @belagil para mostrar as receitas que tem feito em casa juntamente com os filhos, de guacamole e salpicão a falafel de feijão fradinho.

Bela Gil é adepta da culinária saudável e natural

“Começamos em meados de abril, com uma receita por live, em dias esporádicos, normalmente às 18h ou às 19h”, avisa a apresentadora, que comanda o programa “Bela cozinha”, no canal pago GNT.

Para a sorte daqueles que não sabem sequer fritar ovo, a chef e também apresentadora Rita Lobo, do “Cozinha prática”, também do GNT, é outra profissional que aderiu às transmissões ao vivo (no @panelinha_ritalobo), sempre com duas entradas ao vivo por dia. 

Na primeira, ao meio-dia, ele fala de legumes e verduras para o almoço. Na segunda, às 21h30m, o tema é alimentação saudável para o jantar.

Rita Lobo ensina receitas práticas para o dia a dia

Com seus restaurantes operando somente por delivery, o chef Pedro de Artagão, do grupo carioca Irajá, também entrou na onda. 

Sua próxima live será nesta sexta-feira, 15, às 18h, no @partagao. A última teve até fundo musical: o cantor Rodrigo Lampreia participou, cada um na sua casa, é claro.

“Durante uma hora, cozinho e ensino um prato que, na maioria das vezes, leva poucos ingredientes”.

“Esta semana, vamos estrear um projeto com chefs convidados, um desafio ao vivo”, adianta Artagão, que vem deixando as receitas (uma das mais acessadas é seu arroz de bacalhau) no aplicativo IGTV, plataforma de vídeos do próprio Instagram.

A estreia será com Pedro Benoliel e nas edições seguintes, Tomás Troisgros (22) e Elia Schramm (29).

Os cozinheiros e cunhados David Ferolla e Diogo Zaverucha (o primeiro é sócio da padaria Alvéole, na Barra, e o segundo, da tapiocaria Tapí, com várias casas no Rio) estão tentando unir o útil ao rentável. 

Eles montaram o projeto Cuca Live, transmitido diretamente da casa onde estão morando durante a quarentena pelo @cuca.live. 

Durante a exibição ao vivo, os seguidores podem comprar o menu do dia (são duas opções) para receberem em casa.

“São poucas unidades de cada receita”, diz David. E leva quem arrematar primeiro nos comentários da live. As receitas permanecem na rede social.

É um processo colaborativo. Às segundas-feiras, eles pedem sugestões de pratos salgados e doces aos seguidores. 

No dia seguinte, lançam uma enquete. As opções vencedoras são ensinadas ao vivo em datas que não são predeterminadas, geralmente às 18h. 

Entre as mais disputadas até agora, estão a moqueca thai e a cheesecake de goiabada rústica.

Não tem dia fixo a live do chef Gabriel Nigro, do Bobô Bar, no Méier. Na maioria das vezes, ensina a fazer petiscos, sempre anunciando em seu Instagram (@nigro_gabriel) com antecedência. 

Geralmente, a transmissão acontece entre 18h e 20h, e dura 40 minutos.

O churrasqueiro uruguaio Alejandro Nuñez, do grupo Canastra, com várias filiais na Zona Sul do Rio, é um dos mais recentes adeptos das lives e não pretende parar, transmitindo no @canastrarose.

“Escolhi uma das receitas que faço no bar, de assado de tira, mas tem outras carnes na fila. Vamos fazer sempre às terças-feiras, à tarde”.

Todos os sabores

Para os veganos, a dica são as lives da chef Tati Lund (@tatilund), do .Org Bistrô. São pelo menos duas vezes por semana (sem dia certo), no fim da tarde. A duração é de 30 minutos, e algumas permanecem no IGVT.

Muito presente nas redes sociais mesmo antes da pandemia, o paulista Raphael Despirite, cozinheiro e “contador de histórias”, como ele mesmo se apresenta, faz lives diárias no @rdespirite, com foco no iniciante.

“Parece que as pessoas não conseguem ensinar mais nada com simplicidade”, cutuca Despirite.

Desde o fim de março, toda quinta-feira, às 17h, um chef do Eataly, mercado e polo de restaurantes em São Paulo, entra em cena também no @eatalybr com duas receitas rápidas (a maioria é de massas), com duração de no máximo 15 minutos.

“Além da receita, abrimos para perguntas, respondidas ao vivo”, informa o chef executivo José Barattino, que depois publica o vídeo no IGVT.

Do riso.e.ria (assim mesmo, em minúsculas), restaurante especializado em pratos com arroz, em São Paulo, a chef Tássia Magalhães se apresenta para seus seguidores duas a três vezes por semana, em dias não definidos. 

Em geral, acontecem às 19h nos dias úteis e ao meio-dia e/ou às 17h nos sábado e domingos, em @tassia_magalhaes. Algumas permanecem no IGVT, caso de seu rigatoni com ragu de linguiça.

“Comecei logo na primeira semana da quarentena e a interação foi aumentando”, ela conta. 

“Eram de três a quatro por semana, mas tive que diminuir o ritmo, porque vieram outros projetos. O mais legal é que algumas pessoas vão cozinhando junto, vira um programa coletivo”.


+ Gastronomia