Divisão em três sub-regiões da Região Metropolitana de RP já provoca racha político

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de abril de 2016 às 15:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera cita desânimo político como no caso do Aeroporto Leite Lopes

Última audiência pública foi ontem à tarde, em Ribeirão

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD) pediu urgência para o envio da lei que cria a Região Metropolitana de sua cidade e que terá 34 cidades. Ela pediu ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) que o projeto seja enviado antes do recesso da Assembleia Legislativa (Alesp), em julho.

Além disso, o presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa), autarquia estadual responsável por gerir as regiões metropolitanas, Luís Pedretti, apontou que será necessária a divisão da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que contará com 34 municípios, em três sub-regiões – Ribeirão Preto, Mococa e Jaboticabal – porque foram detectadas diferenças econômicas e sociais em cada localidade.

A prefeita Dárcy Vera, que chegou atrasada ao encontro, pois estava realizando exames médicos, ao notar a baixa presença de prefeitos da região – apenas Aldair Cândido, de Pradópolis, e Adelino Carneiro, de Dumont – disse que é preciso brigar em conjunto para que o projeto finalmente saia do papel, e pediu urgência para que a lei seja enviada para o governador, e comparou com a situação da ampliação do aeroporto, que ainda não saiu do papel, para ilustrar o desânimo dos políticos da região.

“Não sei quantas vezes fui em reunião sobre o aeroporto. Nós seguimos todos cronogramas, e chegou abril de 2016 e nada. Estamos falando de tanta coisa, aeroporto, região metropolitana, mas não chega dinheiro para pagar a Santa Casa”, desabafou Dárcy.

Ela ainda pediu para por os pés no chão. “Estamos vivendo duas realidades. Uma futurista demais e outra atrasada demais. Precisamos de um meio termo. Cada um está fazendo a sua parte, e Ribeirão Preto está cumprindo com tudo, mas pelo amor de Deus, manda o governador assinar esse projeto”, completou a prefeita.

Já o presidente da Emplasa afirmou que, com o término das audiências, será necessária a elaboração da minuta da lei, que cria a região metropolitana, para ser enviada ao governador, o que de acordo com ele deve acontecer até o fim deste mês.

“Pretendemos enviar para o governador Alckimin no início de maio. Estamos com expectativa que o projeto seja aprovado ainda neste semestre”, disse Pedretti.

Já o secretário estadual para Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, afirma que não existe a menor chance de algo dar errado.

“Agora estamos concluindo uma etapa importante deste processo. Não há a menor chance disso voltar para trás. É preciso olhar para o futuro para que a região metropolitana cumpra o seu papel de absoluta parceria entre as forças políticas da região, contribuindo para encurtar as distâncias sociais”, declarou Mesquita.


+ Política