​Diocese foca a atenção no preparo para a quaresma e Campanha da Fraternidade

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de fevereiro de 2020 às 11:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Campanha busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso

​Com a chegada da Carnaval 2020, os católicos já iniciam o rito para a Quaresma. Neste ano a Campanha da Fraternidade terá como tema: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso. 

O bispo diocesano de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto, ressaltou que o tema da campanha visa conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso.

“Isso se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”, diz o bispo.

Ao falar sobre a Quaresma, Dom Paulo ressaltou que os católicos estão em tempo litúrgico especial para a nossa vida cristã. 

“Durante quarenta dias iremos percorrer um itinerário que nos convida à conversão, à penitência e ao perdão. Ao vivermos plenamente a espiritualidade quaresmal, abrimos o nosso coração para o mistério pascal. Ouvindo a Palavra de Deus, rezando, fazendo jejum e praticando a caridade, estaremos acolhendo os apelos de Jesus”.

Segundo ele, na correria do dia a dia, corremos o risco de acostumarmo-nos com as coisas rotineiras, sem criatividade e crescimento. 

“Mas em Deus não podemos nos acomodar: é preciso querer sempre mais. É preciso um esforço constante, porque a pessoa limitada em nós fala mais alto do que o cristão consagrado”, disse.

O bispo ressaltou que a Quaresma ajuda a retomar o caminho. Este tempo especial de preparação para a Páscoa é uma oportunidade para recomeçar.

O rito da bênção e imposição das cinzas na quarta-feira lembra a nossa pequenez e a necessidade que temos de Deus e do seu amor. É importante abrir o coração ao arrependimento sincero e à graça do Senhor!

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Campanha da Fraternidade deste ano trata de um tema fundamental, que é: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso. 

Tem como objetivo Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum.

A passagem bíblica de referência é Lucas 10,25-37, que relata a parábola do bom samaritano. 

Respondendo ao doutor da lei, Jesus apresenta essa figura como modelo de próximo que vê, sente compaixão e cuida de alguém necessitado. Essa deve ser a nossa missão como cristãos. 

Dom Paulo explica que a Igreja também convida a um gesto concreto de solidariedade, que é a oferta de doações em dinheiro, na coleta realizada no domingo de Ramos, dia 5 de abril. “Sejam generosos. Participem em suas paróquias”, diz.  

Ao final anunciou. “Como Igreja reunida que caminha rumo à Páscoa, rezemos a oração da Campanha da Fraternidade de 2020: 

“Deus, nosso Pai… dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida, e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil. Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.  Amém!”.


+ Religião