Dieta com ajuda natural!

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 27 de setembro de 2017 às 22:51
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apesar de muito preconceito ainda no nosso país, a aromaterapia é um ramo da fitoterapia que precisa de muito reconhecimento ainda. Ela é um tratamento baseado no efeito que as fragrâncias de plantas são capazes de provocas no indivíduo.

Os óleos essenciais extraídos das plantas podem ser usados de duas maneiras, através de aplicação cutânea ou através das vias respiratórios, mas dependendo do óleo. O interessante é pode usar tal tratamento para perder uns centímetros ali, e uns quilinhos ali, Que tal? De acordo com os especialistas na área da aromaterapia, alguns óleos são capazes de ajudar a encarar a dieta de uma maneira menos estressante. Eles ajudam a estimular os sentidos, pois agem no sistema nervoso diminuindo a ansiedade e o impulso de comer. Cinco aromas foram listados como os principais para essa finalidade:

Bergamota: Um óleo refrescante que ameniza os distúrbios da ansiedade. Para quem sofre com esse sintoma, a dica é pingar algumas gostas do óleo essencial em um lenço e levar na bolsa. A fragrância ajuda a acalmar, pois ameniza as oscilações de humor. É um óleo que também combate a celulite e estimula o sistema linfático além de reduzi o peso, já que age no stress emocional que costuma ser o maior vilão das dietas.

Lavanda: É indicada para quem tem altos níveis de stress, e ideal para quem sofre de insônia, pois tem efeito relaxante. O óleo diminui os níveis de cortisol, hormônio responsável por aumentar as gorduras do corpo. A dica é pingar algumas gotas em um lenço limpo ou na fronha do travesseiro, para uma noite de sono tranquila. Outra opção é pingar algumas gotas durante o banho quente, para inalar o vapor.

Limão: O óleo essencial dessa fruta ajuda a acelerar o metabolismo e permite que corpo acelere a queima de calorias e gorduras. Além disso, tem ação desintoxicante e combate a má circulação sanguínea, ajudando a aumentar os níveis de energia corporal. Ele equilibra o metabolismo ajudando no controle do apetite e assim na perda de peso. A dica é fazer uma massagem diária com o óleo essencial ou pingar algumas gostas em um lenço e inalar antes das refeições para reduzir o apetite.

Canela: Além de melhorar a circulação e digestão, desintoxica o corpo, estimula o sistema imunológico e aumenta a libido. Ele também é responsável por inibir o apetite e vontade de comer por impulso. A dica é usar o óleo essencial pingando algumas gotas em um lenço e inalando antes da refeição ou adicionar uma ou duas gotas do óleo em um copo de água morna e mel, para beber antes de uma refeição ou de dormir.

Sândalo: Tem propriedades relaxantes que ajudam a controlar a ansiedade principalmente na hora de comer. Isso auxilia no controle do peso já que elimina aquela fome emocional. Ele pode ser inalado por vapor ou diluindo uma gota de óleo essencial de sândalo em uma mistura de uma gota de óleo carreador, tal como o óleo de coco.

Cinco óleos, e cinco dicas especiais para ajudar quem está precisando de uma forcinha para dieta. Boa sorte!


*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​


+ zero