Didi brilha em quadra e Seleção Brasileira garante lugar na Copa do Mundo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de fevereiro de 2019 às 07:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atleta, que é ala do Sesi Franca, começou como titular e marcou 15 pontos contra as Ilhas Virgens

O Brasil está classificado para a Copa do Mundo.Em duelo válido pelo Grupo F das Eliminatórias das Américas, o time verde-amarelo venceu as Ilhas Virgens, por 104 a 80, e garantiu vaga no campeonato mundial que acontecerá na China em setembro deste ano. 

Agora com um total de oito vitórias em 11 jogos, a equipe brasileira garantiu matematicamente a terceira vaga do Grupo F à Copa do Mundo. As outras duas seleções classificadas na chave são Canadá e Venezuela. No outro grupo. Estados Unidos e Argentina já estão garantidos, e Porto Rico e Uruguai disputam a última vaga direta.

O Brasil teve grande atuação ofensiva, especialmente nas bolas de 3 pontos, com 15 acertos em 27 tentativas (55,6% de aproveitamento). Muito desse desempenho se deve às atuações de Marquinhos (5/5) e Vitor Benite (4/6), que somaram nove dos 15 arremessos longos acertados.

Marquinhos e Benite foram os cestinhas da equipe, com 22 e 20 pontos, respectivamente. Outro atleta que brilhou na vitória brasileira foi Leandrinho Barbosa, que somou 19 pontos e ainda distribuiu três assistências. Juntos, os três jogadores marcaram 61 dos 104 pontos marcados pela equipe. O garoto Didi, do Sesi Franca Basquete, se destacou com um dos melhores em quadra.

“Acho que o time jogou de uma maneira bem consistente. É difícil enfrentar equipes como Ilhas Virgens, que não têm um sistema tático bem definido, cada jogador pega e vai no um contra um, então você tem que estar sempre muito atento. A gente tá feliz que o “Brabo” pôde voltar, ele que é o nosso melhor defensor e traz um ritmo diferente para o time. O objetivo era muito simples: chegar, conseguir uma boa vitória, dar um bom ritmo a todos os jogadores e agora é hora de comemorar um pouco a classificação”, disse o jogador do Franca.

O técnico Aleksandar Petrovic colocou os garotos Yago e Didi como titulares nesta quinta e o resultado foi para lá de satisfatório. O armador do Paulistano/Corpore deixou a quadra com cinco pontos, cinco rebotes e oito assistências, enquanto que o ala do Sesi Franca somou 15 pontos, quatro rebotes e duas assistências.

“Foi um jogo muito importante para mim, para a minha carreira, primeira vez como titular na Seleção Brasileira, agradeço essa oportunidade que o Petrovic está me dando e eu consegui abraçar. A experiência que eu tive aqui hoje foi bem gratificante. O jogo foi meio truncado no início, mas já no segundo quarto a gente apertou um pouco mais a defesa, começamos a pegar mais rebotes e a sair nos contra-ataques, colocando em prática tudo o que a gente treinou”, afirmou Didi.

Brabo de volta: A partida desta quinta marcou o retorno de Alex Garcia à Seleção Brasileira. Após um longo tempo afastado por conta da recuperação de uma lesão no joelho, o ala do Sendi/Bauru Basket saiu como titular e fechou o jogo com 11 pontos em pouco mais de 20 minutos de ação.

“Feliz de poder voltar à Seleção e muito feliz com a classificação. Participei apenas da primeira janela e agora estou participando da última. Sobre o jogo, eles tiveram um aproveitamento muito bom no primeiro tempo, mas depois que a gente apertou a defesa e eles começaram a errar, a gente abriu a vantagem e conseguiu manter o ritmo até o final. A classificação foi merecida e agora vou para o meu quinto Mundial”, comemorou o “Brabo”.

O único jogador brasileiro que não entrou em quadra diante das Ilhas Virgens foi Anderson Varejão, poupado por conta de um torcicolo. No entanto, o pivô do Flamengo deve atuar normalmente contra a República Dominicana.

Com a vaga garantida, a Seleção Brasileira manteve escrita de estar presente em todas as edições da Copa do Mundo de Basquete. Apenas o Brasil e os Estados Unidos ostentam este feito.

O Brasil encerrará sua participação nas Eliminatórias da Copa do Mundo nesta segunda-feira, fora de casa, diante da República Dominicana. O duelo terá início às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

“Quero dar os parabéns a todos os jogadores pela classificação. Para mim o mais importante é que depois de um ano já temos dois ou três jogadores jovens que já podem participar a nível internacional, como Yago, Didi e agora Alexey, que vi em dois treinos que é um jogador com facilidade para infiltrar. Sobre o jogo, estou contente que conseguimos arrumar os erros dos primeiros 15 minutos, quando tivemos cinco ou seis vezes o um contra um e baixo aproveitamento nos rebotes. Depois encontramos uma boa dinâmica e controlamos a partida. Agora temos uma partida importantíssima em Santo Domingo, onde será tudo ao contrário, com um ambiente hostil e quero ver como os jogadores se comportam”, concluiu Petrovic.


+ Basquete