Dicas para tirar a chupeta das crianças de maneira gradual e tranquila. Veja

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de fevereiro de 2016 às 10:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ter paciência nesse processo é muito importante, pois é comum que a criança fique nervosa e irritada

A chupeta é um dos itens mais usados pelos bebês pequenos, pois muitos só se acalmam se tiverem a famoso objeto para acalentá-los. Embora seja de ajuda para muitas famílias, o uso da chupeta gera muita polêmica entre especialistas, pois alguns afirmam que o seu uso prolongado pode acarretar problemas sérios na dentição, na fala e até mesmo na face da criança.

Por isso, caso seja uma decisão da família usar a chupeta, ela não deve permanecer com as crianças por muito tempo. A idade sugerida para que aconteça o desmame é entre os 18 e 24 meses, porém é comum encontrar crianças bem mais velhas que ainda fazem o uso das chupetas.

É importante começar esse processo de maneira gradual, para que não seja um período traumático para as crianças. Inicie conversando com o seu filho, explicando que ele já está grande e que não precisa da chupeta durante o dia. Passe a oferecer o objeto apenas ao dormir.

Gradualmente, você irá substituindo a chupeta, usada somente à noite, por algum brinquedo preferido da criança.

É bastante provável que nesse período de transição ocorram birras e noites intermináveis de choro, contudo, você deve permanecer forte e determinada.

Uma boa dica é iniciar esse processo no final de semana, em que os pais estarão juntos e com mais tempo livre para essa empreitada.

Existe também a figura fictícia da “Fada das Chupetas”, que pode ajudá-la nessa tarefa. Conte uma linda história com essa fadinha para convencer os pequenos a doar o querido objeto em troca de um brinquedo ou recompensa.

Outra estratégia é usar algum bebê recém nascido como aliado, dizendo que só os nenês pequeninhos usam chupetas.

O mais importante nesse processo todo é que você seja firme e não volte atrás, mesmo que haja algumas dificuldades. É fundamental que a família permaneça unida e determinada para que não traumatize a criança. Mais cedo ou mais tarde, ela irá se acostumar com a ideia, pode acreditar!