Dicas para novos empreendedores

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de novembro de 2016 às 16:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Novos empreendedores certamente encontrarão inúmeras dificuldades pelo caminho que os levará até o sucesso. Além dos já esperados empecilhos burocráticos e/ou financeiros, também pode ser necessário lidar com um problema fundamental: a inexperiência. Confira 7 dicas para auxiliá-los nessa jornada:

1. Leve A Economia Em Consideração

Antes de dar o pontapé inicial no seu projeto, considere o momento econômico que o país vive. Depois pense em como o seu produto ou serviço se encaixa nesse contexto e qual o impacto dele na vida das pessoas.

2. Defina Quais Serão Os Valores Da Sua Empresa

Não abra uma empresa da qual você não seria cliente ou admirador. Ou seja, seu empreendimento deve estar intimamente ligado à sua personalidade e aos seus valores pessoais. Dessa forma você evita que o desânimo e as dificuldades minem sua paixão pelo que você faz. Invista em algo que te motive verdadeiramente.

3. Conheça O Público-alvo Da Sua Marca

As dicas anteriores estão intimamente ligadas a essa. Depois de definir qual o impacto que você causará na vida das pessoas que consumirem seu produto ou serviço, você deverá definir que é o seu público-alvo. Com base nisso, defina claramente qual será o posicionamento da sua marca dentro do ramo em que você atua.

4. Tenha Uma Identidade Visual Que Impressione

Construir uma identidade visual não é fácil, mas é uma necessidade básica para toda empresa. Saber utilizar a associação simbólica ao seu favor certamente irá trazer inúmero benefícios para o seu negócio. Dê muita atenção ao seu logo e a todos os aspectos visuais (cartão de visita, site, redes sociais, materiais impressos etc) da sua empresa, não se esqueça de que a primeira impressão (quase sempre) é a que fica!

5. Não Seja Tímido Nem Inibido

Ter a habilidade para construir uma rede de contatos é essencial no começo. Em muitos casos, pessoas começam tudo do zero, mas isso não é empecilho para ir atrás de pessoas que poderão ajudar na estruturação do negócio. Esses contatos poderão servir como investidores, o que certamente facilitará sua vida. Além disso, eles podem lhe dar conselhos valiosos que você levará para a vida toda.

6. Tenha Controle Sobre Suas Finanças

Atualmente existem diversas formas para você conseguir investimentos para o seu projeto: crowdfunding, doações, investidores anjo e por ai vai. Por isso, investigue bem e veja qual a melhor opção para o seu estilo de empreendimento. Além de decidir como será o investimento inicial, você também deve pensar nos gastos. Evite gastos muito altos e direcione investimentos de acordo com a demanda de cada setor.

 7. Aproveite a crise para oferecer seu produto

Saiba aproveitar a crise. Busque formas inovadoras de diminuir custos e busque ser mais eficiente. Além disso, não deixe de investir em marketing, afinal de contas quem não é visto não é lembrado. Utilize o momento para apresentar o seu serviço ou produto e fortalecer sua marca no seu mercado de atuação.

Quer saber mais? Acesse>> www.fredabrahao.com.br

*Esta coluna é semanal e atualizada às sextas-feiras.


+ zero