Como montar o buffet ideal de ano novo para servir com elegância em casa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de dezembro de 2015 às 10:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É importante saber dispor os pratos com coerência para atender bem todos os convidados

​Se na noite de hoje você irá ser anfitrião da festa de Réveillon essa matéria poderá ser muito útil. Não raro, as pessoas se deparam com inúmeras dificuldades no momento de montar uma mesa de jantar, ainda mais durante uma festividade, quanto o número de pratos e convidados aumenta.

Alguns truques são fundamentais para criar uma clima gostoso, prático e que faça com que todos os presentes consigam se servir com tranquilidade e bem-estar.

A primeira e mais importante dica é: monte um buffet. Se a mesa estará lotada de pessoas, com pratos, garafos, taças e guardanapos, é desejável que haja espaço livre no centro, sem a presença de panelas ou pirex.

Para isso, coloquei todos os recipentes com comida em um balcão, uma mesa separada ou em um aparador. Dessa forma, as pessoas se servem e sentam a mesa com o prato pronto.

Coloque as comidas separadas em um aparador para facilitar o momento de cada convidado se servir (Foto: Reprodução)

O primeiro item que precisa estar à mão dos convidados são os pratos. Normalmente eles são empilhados bem à vista daqueles que se dirigem à mesa em que o buffet foi montado. Procure preparar pilhas de pratos não muito altas, cada uma delas com, no máximo, oito pratos.

Faça pilhas pequenas de pratos (Foto: Reprodução)

Outro truque importante para colaborar para a comodidade dos convidados, é dispor as comidas da esquerda para a direita, em uma ordem lógica, na sequência em que seriam normalmente provadas. As entradas e saladas ocupam o topo da fileira, seguidas dos pratos quentes.

No momento de organizar o aparador, lembre-se de deixar molhos e condimentos próximos às comidas que lhes são correspondentes, assim como os pegadores e utensílios para servir.

Deixe um espaço entre as travessas para que, caso seja necessário, o convidado tenha como apoiar seu prato sobre a mesa para se servir.

Caso ache interessante, coloque uma tag de identificação em cada comida, para que as pessoas saibam o que está sendo servido.

A tag com o nome de prato facilita a comunicação com os convidados (Foto: Reprodução)

Para finalizar, tente manter o aparador com as comidas sempre limpo e organizado, para isso, uma boa dica è manter os utensílios de servir a comida sempre sobre um pratinho, para que não suje a toalha, por exemplo.