Dicas para melhorar a relação entre franqueador e franqueado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de junho de 2016 às 17:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:49
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Em uma franquia, a boa comunicação entre franqueador e franqueado é meio caminho andado para o sucesso.  Se houver algum problema no fluxo de informações, os processos internos, as vendas e a lucratividade podem ser prejudicados. Dúvidas precisam ser esclarecidas sempre que surgirem para que haja uma cooperação mútua. Confira dicas de como aprimorar essa relação:

Estabeleça um canal para a comunicação– Se você envia a newsletter mensal, mas os franqueados ignoram e não leem, mude. Você precisa encontrar um canal que funcione para eles. Pode ser uma intranet, um fórum de discussão ou até mesmo um blog ou grupo no Facebook. Qualquer meio de comunicação que eles possam acessar com frequência e interagir com a empresa franqueadora e seus franqueados.

Resuma as informações– Não adianta enviar manuais gigantescos e comunicados de dezenas de páginas. Na correria do dia a dia, é impossível que o administrador de um negócio encontre, muitas vezes, tempo suficiente para ler muita coisa. O ideal é resumir as principais informações para que elas cheguem de uma maneira mais dinâmica para os franqueados.

Treinamento para todas as situações– Os franqueados precisam estar preparados para solucionar quaisquer situações de acordo com as orientações da empresa franqueadora. Para isso, é preciso investir em treinamento. Por exemplo, como lidar com um problema que ganhou as páginas de um jornal? O franqueado precisa saber se pode falar com a imprensa ou se deverá encaminhá-los para um porta-voz.

Suporte contínuo– A franqueadora precisa estar sempre aberta para solucionar dúvidas e ajudar o franqueado nessa tortuosa caminhada do sucesso. Se essa via de comunicação não funcionar as chances de algo dar errado são enormes. O franqueado tem o direito de contar com esse suporte sempre que necessitar. Se um canal de comunicação não der certo, é preciso tentar outro. 

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*Esta coluna é semanal e atualizada às sextas-feiras.


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