Dicas para acertar no presente: opções para todos os gostos e bolsos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de novembro de 2015 às 18:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saiba como escolher lembrancinhas que vão agradar os amigos e familiares neste Natal

A tradição de presentear as pessoas durante o Natal é antiga e surgiu no nascimento de Jesus, quando os três reis magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, levaram ouro, mirra e incenso para presenteá-lo. Os objetos significavam riqueza, proteção e fé na vida do menino Jesus.

Hoje, as lembrancinhas não possuem um sentido tão nobre e funcionam muito mais em razão do consumismo e para estimular as vendas do comércio. Entretanto, não é possível negar: é sempre bom presentear ou ganhar um mimo das pessoas queridas.

Porém, a tarefa de escolher os presentes não é fácil, e muitas vezes ficamos em dúvida do que comprar para agradar os outros. Para ajudar você acertar na decisão, o Jornal da Franca listou uma série de dicas úteis.

Primeiramente, é preciso levar em conta alguns pontos, como idade, gênero, profissão, vínculo com a pessoa, orçamento disponível e preferências do presenteado.

Ainda que existam presentes neutros que agradem os dois gêneros, mulheres e homens geralmente têm gostos diferentes, assim como as crianças, que possuem preferências próprias de sua faixa etária.

O grau de relacionamento com a pessoa presenteada também é fundamental para ajudar na escolha. O presente que você optaria para dar para sua mãe deve ser muito diferente de um para a sua colega de trabalho, não é mesmo?

Outro ponto importante é estabelecer orçamento prévio para limitar as opções e não extrapolar nos gastos.

Agora vamos às alternativas de presentes. Para as mulheres, o leque de escolhas é enorme, então tente pensar nos itens que mais agradam a pessoa em questão: bolsas, sapatos, perfumes, relógios, maquiagens, roupas, livros, joias, itens de academia…

Algumas escolhas são perigosas. Para dar perfumes é preciso ter certeza do gosto da presenteada e nas roupas acaba sendo chato entregar uma peça muito maior ou menor que o manequim correto, por exemplo.

Aposte nos perfumes se você souber o gosto do presenteado

Quando o presenteado for um homem existem sempre as opções de segurança, como artigos esportivos, games, tênis, relógios, bebidas, carteiras, roupas, cintos e itens de churrasco. Certifique-se que ele já não possui o objeto escolhido.

Camisas de jogo são sempre uma boa pedida para os homens que gostam de futebol

O principal ponto a se pensar ao comprar presente para criança é a idade dela, pois existe uma variação muito grande de alternativas dependendo da faixa etária. Crianças menores gostam mais de jogos educativos, bonecos e brinquedos. Adolescentes geralmente preferem jogos de videogame, roupas e eletrônicos. É fundamental considerar se o presente vai ser aprovado pelos pais, se não são brinquedos violentos ou barulhentos demais.  

Também existem opções neutras, como livros, celulares, tablets, filmes, artigos de decoração, chocolates e bebidas que podem agradar os mais variados gostos.

Tablets agradam homens e mulheres, mas são itens que podem pesar no orçamento

Além de acertar na escolha do presente, uma boa dica é caprichar na embalagem e no cartão, que dão um toque pessoal e especial ao momento de entrega.

Ainda que as dicas possam facilitar muito o processo de compra, o mais importante é dar o presente com carinho e não se preocupar demais, afinal, caso a escolha não agrade, é sempre possível efetuar a troca, e o que vale mesmo é a intenção…