Diante do coronavírus, Hemocentro de Franca altera atendimento

  • Entre linhas
  • Publicado em 18 de março de 2020 às 08:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Doadores devem fazer agendamento por telefone para evitar aglomerações; Queda nas doações assusta

Diante da pandemia do coronavírus e para evitar riscos de contágio, o Núcleo de Hemoterapia de Franca decidiu alterar a forma de atendimento ao público para as doações de sangue.

O órgão solicita que as pessoas que desejem doar sangue façam o agendamento através do 0800 979 6049. O objetivo desta medida é evitar aglomerações.

O Hemocentro pede ainda que os doadores não levem crianças e pessoas maiores de 60 anos como acompanhantes. Tudo para garantir a segurança de todos nesse momento delicado pelo qual passa o mundo.

Apesar disso, as doações de sangue podem ser feitas normalmente. A equipe do Hemocentro de Franca já aderiu a todos os protocolos necessários para garantir que o processo seja ainda mais seguro.

Inclusive, a doação de sangue neste momento é de fundamental importância: na capital paulista, o estado dos bancos de sangue é crítico. Segundo o coordenador de Centro de Contingenciamento para o Coronavírus em São Paulo, o médico David Uip, os bancos da capital estão “praticamente vazios”.

Uip pediu a colaboração da população e maiores doações em uma coletiva realizada à imprensa na tarde desta terça-feira, 17, em que foi divulgado a confirmação da primeira morte por coronavírus no estado de São Paulo e no Brasil. 

“Eu preciso dar um informe, que preciso de muito apoio de vocês: os nossos bancos de sangue estão praticamente sem sangue. O banco de sangue que tem mais sangue, tem sangue hoje para praticamente uma semana. Isso é extremamente grave e importante no momento que virá pela frente. Então, por favor, que nós consigamos levar à população esta necessidade”, disse Uip.

“A grande questão de sangue é o problema que o indivíduo não está doando sangue com medo do pegar coronavírus. E não é isso, se existe um lugar protegido é o banco de sangue”, assinalou o médico.

Como doar

A Fundação Pró-Sangue informou que está operando com 40% da reserva necessária para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública. Os sangues do tipo O+, O-, A- e B- estão em estado de emergência, ou seja, garantem o abastecimento por apenas um dia.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

Em Franca, o Hemocentro fica à Av. Dr. Hélio Palermo, 4181, Vila Santa Eugênia. Agendamentos pelo 0800 979 6049 e mais informações pelo telefone (16) 3402-5000.


+ Saúde