Dia Internacional da Tolerância: reconhecer o direito do outro é preciso

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de novembro de 2015 às 21:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Comemorada no dia 16 de novembro, a data busca promover o bem-estar e o respeito entre as pessoas

Ato de tolerar, indulgência, condescendência. Esse significado literal encontrado no dicionário é uma boa forma de explicar o objetivo da comemoração deste 16 de novembro: dia internacional da Tolerância.

A data busca promover a paz, o bem-estar, o progresso, o respeito e a cooperação entre todos os seres-humanos, independente de sua nacionalidade, cor, religião, classe econômica ou cultura.

Para a UNESCO, o Dia Internacional da Tolerância é uma oportunidade para as pessoas renovarem os seus compromissos de praticarem tolerância e promoverem harmonia. “O rápido ritmo de globalização do mundo também o torna cada vez mais frágil. É por isso que, todos os dias, em todas as sociedades, devemos criar novos canais de tolerância, confiança e compreensão”, diz mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO.

Mais que aceitar o próximo, tolerar é uma atitude de reconhecimento dos direitos universais das pessoas humanas e das liberdades fundamentais do outro. É uma virtude que torna a paz possível e contribui para substituir uma cultura de guerra por costumes de paz.

A comemoração foi instituída de forma oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1996, em reconhecimento à Declaração de Princípios sobre a Tolerância, assinada no dia 12 de novembro de 1995, tendo 185 Estados como signatários. 


+ Cultura