Dia dos Pais é usado para roubar dados de cartão de crédito no Facebook

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de agosto de 2018 às 16:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:54
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Criminosos criam páginas falsas do Facebook para roubar dados bancários das vítimas

Com a proximidade do Dia dos
Pais, criminosos já investem em golpes para atrair vítimas no Facebook. Segundo
o DFNDR Lab, da PSafe, pelo menos 60 páginas falsas surgiram na última semana
para se aproveitar de pessoas que buscam compras para a data. O método é
antigo: imitar a fanpage de alguma loja famosa para vender produtos que não
existem. O objetivo é obter os dados bancários e de cartões de créditos dos
consumidores enganados.

O foco está em anunciar
produtos muito procurados, como celulares de última geração e TVs 4K, com
descontos aparentemente vantajosos. Ao ser atraído pelos preços atrativos, o
usuário clica no link da oferta e cai em um site falso da loja imitada. A
partir daí os hackers passam a coletar todas as informações financeiras
digitadas pela própria vítima ao prosseguir com a compra. Os dados são, depois,
usados em uma segunda fase do golpe para gerar ganhos para os criminosos.

Apesar de o golpe do tipo phishing ser antigo, as iscas
para atrair vítimas vêm se sofisticando. Para ficarem mais convincentes, as páginas
contam até mesmo com bots que se fazem passar por centrais de atendimento com
tira-dúvidas inteligente no Facebook Messenger.

Como se proteger

As
páginas nunca trazem o nome da loja. Em vez disso, lançam mão de termos
genéricos como “Dia dos pais é aqui”, “Especial dia dos
pais” ou “Mês dos pais”. Para enganar os visitantes, elas abusam
de material promocional copiados dos lojistas reais. A DFNDR Lab identificou
páginas falsas imitando Casas Bahia, Ponto Frio, Lojas Americanas, Submarino,
entre outras.

Para
escapar do perigo, usuários devem sempre checar se o link clicado direciona
para o site oficial da loja – cuidado com endereços quase idênticos usados
pelos criminosos. Além disso, recomenda-se confirmar a existência da promoção
diretamente com a empresa nos canais oficiais.


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