Dia 24 foi dia dele: 11 coisas que você precisa saber sobre o café

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de maio de 2018 às 15:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nas fazendas do Octávio Café, em Pedregulho, formas de colheita são: seletiva, derriça e mecânica

​O dia 24 de maio homenageou uma das maiores paixões nacionais: o café! A data é celebrada em todo o território brasileiro desde 2005 por uma iniciativa da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Segundo um estudo da ABIC, 9 em cada 10 brasileiros acima de 15 anos consomem  café. 

Para entender um pouco detalhes desta bebida tão querida no Brasil é preciso conhecer alguns detalhes, no caso do site Destak Jornal, proporcionada pelas fazendas da O’Coffee, na tradicional Alta Mogiana, primeira região a ser conhecida por produzir cafés e alta qualidade, localizada no nordeste do estado de São Paulo. 

Lá são produzidos os grãos da rede de cafeterias Octávio Café, mais especificamente na Fazenda Santa Terezinha, de propriedade da família Quércia, primeiro com o patriarca Octávio Quércia (que empresta o nome à nova empresa criada; O’Coffee, e depois por Orestes Quércia, ex-senador e ex-governador de SP (falecido em 2010) e hoje pela viúva Alaíde Ulson Quércia. 

Confira algumas curiosidades sobre a bebida tão querida entre os brasileiros.  Categorias

Categorias: O café possui quatro categorias de qualidade: tradicional, superior, gourmet e especial (Foto: Beatriz Vaccari/Destak

Foto: Beatriz Vaccari/Destak

O termo Café Especial foi descoberto por uma mulher, Erna Knutsen, em 1978, uma apaixonada por café que sempre ficava até o fim do expediente na cafeteria em que trabalhava, analisando os grãos. Um dia, trouxe para seu chefe a descoberta de quanto um grão era mais qualificado que os demais. Assim, surgiu a análise e a diferença do grão especial x tradicional.

Foto: Beatriz Vaccari/Destak

Todo café servido nas cafeterias da rede Octávio Café vem das seis fazendas cafeeiras localizadas em Pedregulho (SP) na região Alto Mogiana, local conhecido por sua tradição e pela qualidade dos grãos.

Brasil é o segundo país que mais consome café

Brasil é o segundo país que mais consome café (Foto: Emre Gencer/Unsplash)

Segundo a ABIC, o Brasil é o segundo país com maior consumo da bebida (atrás apenas dos Estados Unidos), e o produto está presente em mais de 98,2% dos lares brasileiros.

Grãos

Grãos 9Foto: Nousnou Iwasaki/Unsplash)

Você sabia que existem diversas plantas de café, mas apenas duas são comercializadas? A arábica e a robusta! O café da planta arábica é o tipo que oferece mais qualidade para a bebida. Possui aroma e doçura intensos, com muitas variações de acidez, corpo e sabor.

Segunda bebida mais consumida no mundo

Segunda bebida mais consumida no mundo (Foto: Tyler Nix/Unsplash)

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.

Processo de produção

Processo de produção (Foto: Beatriz Vaccari/Destak)

No Brasil, o processo de um café especial se passa em 6 fases: plantio, colheita, processamento e secagem, prova, torra e moagem.

Especialistas

Especialistas (Foto: Beatriz Vaccari/Destak)

O café, para ter qualidade, não basta ser apenas de origem da planta arábica, mas é necessário ter uma nota mínima de 80 pontos por especialistas, onde são avaliados o sabor, o aroma e o corpo da bebida.

Formas de preparo

Formas de preparo (Foto: Karl Fredrickson/Unsplash)

Você sabia que existem muitas formas de preparar essa bebida? No Japão, ele é servido gelado. Na França, misturado com chicória. No Oriente Médio é servido com cardamomo e especiarias, e na África, com sal e manteiga. Na Itália pode ter tiras de limão. E o Brasil é o país que mais consome o cafezinho coado e o pingado, que se tornaram paixão nacional.

Cores

Cores (Foto: Beatriz Vaccari/Destak) 

O café é uma fruta, e pode ser encontrada em três cores diferentes: amarelo, vermelho (em um tom até mais puxado para o uva), e verde. Quando nessa cor, significa que ainda não está pronta para produzir o café.

Colheita

Colheita (Foto: Beatriz Vaccari/Destak)

Existem muitas formas de colher o café. Nas fazendas do Octávio Café, em Pedregulho (SP), são: colheita seletiva, derriça e mecânica.

(publicado no site:Destak Jornal – (Clique aqui))


+ Comportamento