Dez usos inusitados do plástico-bolha que você não imaginava ser possível

O plástico-bolha pode ser usado para diversas funções, em muitas área diferentes. Descubra quais!

Postado em: em Cotidiano

Você sabia que o plástico-bolha surgiu com o objetivo de servir como papel de parede? 

Originalmente, esse era o intuito dos inventores Alfred Fielding e Marc Chavannes quando começaram a desenvolver o produto em Saddle Broock, Nova Jersey (EUA), no final da década de 1950. 

De qualquer forma, a dupla logo percebeu que sua invenção tinha um potencial muito maior como material para embalagens. 

Então, em 1960, levantaram 85 mil dólares e fundaram a Sealed Air Corporation. 

A empresa passou a produzir plástico-bolha em uma infinidade de tamanhos, cores e propriedades, bem como outros materiais de proteção para embalagens, como envelopes acolchoados.

Mas além das tradicionais utilidades, o plástico-bolha também tem outros usos inusitados. Confira agora quais são!

1 . Proteger vasos de planta

Se você tem um vaso de planta do lado de fora de sua casa, uma boa ideia é envolvê-los em plástico-bolha. 

Para tanto, use fita isolante ou barbante para prender o plástico ao redor dos vasos, certificando-se que o material esteja colocado alguns centímetros além da borda do vaso. 

Esse isolamento adicional vai manter a terra aquecida durante períodos mais frios e chuvosos.

2 . Evitar a condensação

Se o reservatório de água do vaso sanitário fica suado no tempo quente e úmido, o plástico-bolha pode ser o antiperspirante perfeito. 

Forrar o interior do reservatório com esse material evita que a parede externa se resfrie, o que provoca a condensação quando entra em contato com o ar úmido e quente. 

Para forrar o reservatório, feche o registro e dê descarga para que toda a água escorra. Depois, limpe e enxugue as paredes internas. 

Use um vedante de silicone para colar pedaços de plástico-bolha de tamanho adequando às superfícies planas mais importantes.

3 . Manter o refrigerante gelado

Para preservar a temperatura de latas de refrigerante, envolva-os em plástico-bolha. Faça o mesmo com embalagens de comida geladas ou congeladas para viagem. 

O mesmo pode ser feito com alimentos que descongelem mais rapidamente, como sorvetes.

4 . Proteger frutos na geladeira

Forre a gaveta da geladeira com plástico-bolha para não machucar frutas e outros vegetais. 

Esse procedimento também vai facilitar a limpeza – quando o forro ficar sujo, jogue-o fora e substitua por um novo.

5 . Usar como isolamento adicional

Corte pedaços de plástico-bolha do tamanho da janela e prenda-os com fita adesiva para aquecer o ambiente no inverno. Baixe as persianas para que não fique tão visível.

6 . Faça um isolante térmico para a cama

Em dias mais frios, evite que o ar gelado se esgueire para a sua cama. Assim, coloque um pedaço grande de plástico-bolha entre o edredom e o lençol antes de se cobrir. Você vai ficar surpreso com a eficiência do plástico-bolha em isolar o calor.

7 . Acolchoe a superfície de trabalho

Quando for consertar vidro ou porcelana delicada, cubra a superfície de trabalho com plástico bolha para evitar que se quebrem.

8 . Proteja as ferramentas

Reduza o desgaste das ferramentas de boa qualidade e aumente sua vida útil. Forre a caixa de ferramentas com plástico-bolha. Use fita isolante para prendê-lo.

9 . Durma bem quando acampar

Durma melhor da próxima vez que for acampar: leve um rolo de 2 m de largura de plástico-bolha para usar como proteção sob o saco de dormir. 

Não tem saco de dormir? Dobre ao meio um pedaço de plástico-bolha de 3,6 m bem largo, com o lado das bolhas para fora, e prenda as bordas com fita isolante. 

Entre no saco e aproveite um sono restaurador no seu saco de dormir improvisado.

10 . Forre as arquibancadas e os bancos

Leve um pouco de plástico-bolha para o estádio para amaciar os assentos duros. Ou estique um pedaço comprido sobre o banco de piquenique para comer mais confortavelmente.


Artigos Relacionados