Detran mostra que apenas 6,3% dos acidentes são causados por mulheres

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de outubro de 2020 às 18:50
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 20:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Número de acidentes de trânsito causados por mulheres teve um percentual 16 vezes menor

Mesmo com cerca de 26 milhões de condutoras no Estado, o número de acidentes causados por mulheres teve um percentual 16 vezes menor do que dos homens neste período. Os homens representam 60% dos motoristas no estado.

Outro dado divulgado pelo estudo é de que apenas 26% das Carteiras Nacionais de Habilitação suspensas nos primeiros três meses deste ano no Estado de SP pertenciam a mulheres. “As mulheres são muito mais cautelosas no trânsito, o que é uma importante notícia”, afirma Ernesto Mascellani Neto, presidente do Detran.

Em um dado do estudo sobre o número de acidentes com vítimas fatais em janeiro, fevereiro e março de 2020, é possível notar que 84,5% foram com homens à frente do volante, enquanto apenas 15,5% aconteceram com mulheres na condução.

“Reduzir o número de acidentes, que em sua maioria são motivados por falha humana, é vital para o Detran SP. Por isso seguimos investindo em ações e campanhas educativas para todos os motoristas, independentemente do gênero”, completa Ernesto.

Além disso, considerando apenas os casos fatais, as mulheres na maioria das vezes não estavam dirigindo o veículo: 39,4% eram passageiras, 31,9% eram pedestres e somente 28,7% eram condutoras.

O levantamento realizado faz parte da campanha do Outubro Rosa do Detran SP, na qual a entidade busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama, inclusive com palestras sobre saúde e empoderamento feminino. 

Icarros​


+ Trânsito