Detox diário: alimentos que são fundamentais para o consumo no dia a dia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de dezembro de 2017 às 12:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A nutrição funcional utiliza princípios da desintoxicação para ajudar o organismo a eliminar toxinas

O corpo humano tem o poder de se desintoxicar sozinho. Porém, com o estresse, a má alimentação e a correria do dia a dia o organismo precisa de uma ajudinha extra. O indicado é incluir ingredientes detox em todas as refeições. 

Nutrição pela saúde

A nutrição funcional utiliza os princípios da desintoxicação para ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde. Desta forma, nutre o corpo sem sacrifícios, aumenta a disposição, promovendo emagrecimento e ainda melhora o sistema imunológico.

Porém, o detox é muito mais do que emagrecimento. Este tipo de dieta melhora o humor, raciocínio, memória e disposição; torna a pele e os cabelos mais bonitos; ajuda no controle do apetite; aumenta a produtividade e acelera o metabolismo. Isso porque os alimentos detox são ricos em fibras e fitoquímicos (como quercetina, resveratrol, dialil, sulforafanos) que participam de processos específicos de limpeza do organismo.

Os ingredientes detox podem e devem ser consumidos diariamente, desde o café da manhã, com sucos verdes, até o jantar, com refeições mais leves, como uma deliciosa salada preparada com folhas verdes, brotos e legumes e acompanhada de suco de frutas vermelhas geladinho. Assim, a ajuda para o bom funcionamento do organismo está garantida todos os dias.

Confira quais alimentos são fundamentais para auxiliar o corpo em seu detox diário:

– FOLHAS VERDES. São ricas em clorofila, que protege o corpo de toxinas ambientais como metais pesados, herbicidas e pesticidas. Além disso, possuem fibras e micronutrientes. Melhoram o trato gastrointestinal e favorecem a eliminação das toxinas. Exemplos: couve, espinafre e agrião.

– VEGETAIS CRUS. Ajudam o fígado a eliminar as toxinas durante o processo de limpeza. Também são ricos em enxofre, que ajuda a desintoxicar. Exemplos: brócolis, cenoura e abobrinha.

– FRUTAS VERMELHAS. Ricas em vitamina C, que participa da formação do colágeno, ácido elágico, que previne rugas, e antocianinas. Melhoram o sistema imunológico, a atividade enzimática e a expressão de genes. Exemplos: morango e amora.

– GRÃOS E LEGUMINOSAS. Oferecem fibras, que retardam a absorção de glicose, evitando picos de glicemia e também têm impacto na absorção de gorduras; Exemplos: chia e linhaça.

– SEMENTES E OLEAGINOSAS. Contêm ômega 3, que mantém a parede do intestino lubrificada, para facilitar a eliminação de toxinas. Exemplo: castanha do Pará e nozes.

– RAÍZES E TUBÉRCULOS. Fornecem energia para o organismo, além de serem ricos em nutrientes. Exemplo: mandioquinha e batata-doce.


+ Saúde