#DestinoDaSemana: Brodowski, a cidade de Cândido Portinari

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de abril de 2017 às 11:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Casa onde nasceu e cresceu um dos artistas mais prestigiado do Brasil abriga “Museu Casa”

O surgimento da cidade de Brodowski está ligado aos projetos de expansão da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro. 

O engenheiro polonês da Cia. Mogiana na época, Alexandre Brodowski, foi o responsável pela autorização e construção da estação. Em setembro de 1894 foi inaugurada a estação com armazém e pátio de manobras, que recebeu o nome em sua homenagem.

No local da estação cresceu um povoado, que se tornou o município de Brodowski. Mais tarde, a cidade ganharia um dos maiores artistas do país, Cândido Portinari. Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

Ao longo da vida Portinari pintou quase cinco mil obras, entre pequenos esboços e pinturas de proporções padrão.

A casa onde nasceu e cresceu o artista hoje abriga o Museu Casa de Portinari. Nele se encontram várias obras do pintor, principalmente trabalhos em pintura mural, com as técnicas de afresco e têmpera. O Museu também guarda objetos de uso pessoal do artista, mobiliário e utensílios da família. Alguns cômodos permanecem originais e outros foram adaptados para salas de exposições.

O Museu é composto por uma casa principal, uma capela e dois anexos. Já o acervo é predominantemente arte sacra, exceto as primeiras experiências do artista. À disposição do público também se encontra um vasto material sobre o artista, entre livros, revistas, catálogos, reportagens e artigos jornalísticos do Brasil e do exterior.

O Museu também é acessível para pessoas com deficiência. Alguns materiais estão em braile, alto relevo, têm maquetes e audioguias para os deficientes visuais, além de DVD em libras para deficientes auditivos, e rampas para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ou cadeirantes, entre outros.

Em frente ao Museu Casa de Portinari, na Praça Cândido Portinari, encontra-se a Igreja Santo Antônio. Portinari fez uma pintura a óleo sobre tela do referido Santo, em cumprimento a uma promessa. A tela foi entregue à Paróquia num domingo de páscoa e recomendado pelo artista de que a obra nunca saia da capela. 

Faça um tour virtual e veja mais detalhes do Museu aqui..


+ Um Toque a +