Descamação dos pés é comum em épocas mais frias; veja como solucionar

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de abril de 2017 às 12:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Problema pode ser causado por vários fatores, entre eles, psoríase, dermatite seborreica e medicamentos

As épocas mais frias do ano vêm acompanhadas de problemas dermatológicos que podem atrapalhar o seu visual. A descamação nos pés é um deles. Causado por fungos, ressecamento ou alergias, esse sintoma deve ser atenuado com os medicamentos certos para não levar a um quadro mais grave. Veja dicas de cuidados que podem melhorar o aspecto da sua pele.

Sintoma pode indicar ressecamento, alergia ou micose

Causas da descamação nos pés

Ela pode estar ligada a uma alergia ou uma infecção dermatológica. Para saber a causa e buscar o tratamento correto, é necessário o auxílio de um médico especializado. Confira mais detalhes:

Alergia

O contato da pele dos pés com algum fator irritante pode desencadear a descamação. Essa alergia pode ser causada por tecidos, látex, produtos de beleza, detergentes e até alguns alimentos. A interrupção do uso do material é a melhor maneira de acabar com os sintomas.

Infecções

A famosa micose, também chamada de pé de atleta, é a doença dermatológica mais conhecida por causar a descamação nos pés. Outros sintomas são bolhas, muita coceira e pele avermelhada. Deve ser tratada com o uso de antifúngicos orais e tópicos recomendados por um dermatologista.

Ressecamento

Quem deixa de investir em cremes hidratantes também pode apresentar descamação nos pés. E a pele ressecada precisa de ativos específicos para a sua recuperação. Vale investir em produtos potentes e com substâncias mais fortes. A ureia, por exemplo, é um composto poderoso dos cosméticos.

A descamação nos pés ainda pode ser causada por psoríase, dermatite seborreica, medicamentos, queimaduras solares ou mesmo câncer. O diagnóstico dado pelo médico dermatologista é essencial para o tratamento do sintoma e a recuperação da pele. Jamais utilize medicamentos ou receitas caseiras sem a liberação do profissional.

Pés hidratados já!

Se o tratamento dermatológico já acabou e a sua pele está pronta para ser bem cuidada, confira dicas que prometem melhorar o aspecto e a maciez dos pés.

1. Junte um litro de água morna e meio copo de vinagre em um bacia. Mergulhe seus pés e aguarde 20 minutos. Esse processo pode ser repetido semanalmente e acompanhado de uma boa música relaxante.

2. A esfoliação, processo de remoção das células mortas da pele, deve ser a escolha de quem está livre de doenças dermatológicas. Aplique o produto nos pés e faça uma massagem suave. Retire o cosmético e sinta a maciez.

3. A lixa também pode ser utilizada para remover a pele ressecada dos pés. Não exagere na força e não divida o acessório com ninguém.

4. O uso de creme hidratante ou geleia de vaselina pode trazer bons resultados para a maciez da pele. Aplique diariamente e faça uma massagem relaxante. Uma boa dica é optar por esse tratamento antes de dormir. Vestir meias pode potencializar os resultados.