Deputada ​Janaína Paschoal visita Franca e vai na ETE da Sabesp e na Câmara

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de janeiro de 2020 às 17:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Deputada estadual conhece o pioneiro sistema de biogás e o tratamento de água e esgotos de Franca

Posto de abastecimento dos veículos com biometano

Interessada no trabalho do biogás e de saneamento básico de Franca, a deputada estadual Janaína Paschoal conheceu nesta quinta-feira (16) as instalações da Sabesp e da Estação de Tratamento de Esgotos de Franca.

O objetivo é o de tentar alavancar ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos pela Companhia.

Sem qualquer alarde, pois a visita era de puro trabalho, Janaína Paschoal foi recebida por Gilson Santos de Mendonça, superintendente da  Sabesp na região. 

Segundo ele, o interesse da deputada foi pelo trabalho de distribuição de água que está universalizada e o índice de cobertura de esgoto, sendo que o esgoto é tratado em 99,8% e o de água chega a 100%.

O percentual de perdas na distribuição é mais de 10 pontos abaixo da média de 35% do estado, e até a tarifa de esgoto é mais barata que a da capital.

“Esperamos estar completamente autossustentáveis em uns dois ou três anos. E além de arcar com os custos, também queremos gerar receitas”, diz Gilson Santos de Mendonça, superintendente responsável pela Sabesp de Franca.

Com partes dos resíduos, por exemplo, é produzido o biogás que alimenta a frota de 38 veículos das unidades da Sabesp. 

Acompanhada dos técnicos da Sabesp, Janaína conheceu o pequeno posto lá dentro, onde, de tempos em tempos, carros da empresa param para abastecer.

Estação de conversão de resíduos sólidos em biometano, combustível dos veículos

BIOGÁS 

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e o Instituto Fraunhofer da Alemanha firmaram um Acordo de Cooperação para implantação de um projeto para beneficiamento de biogás para produção de biometano para uso veicular. 

Os equipamentos foram doados pela Fraunhofer e a infraestrutura e demais custos, ficaram sob a responsabilidade da Sabesp. 

Foram desenvolvidos em conjunto os projetos, trâmites para nacionalização dos equipamentos doados e o atendimento às exigências dos órgãos anuentes

VISITA NA CÂMARA

Da esquerda para a direita, Maria Laura, Maísa, deputada Janaína Paschoal,Silvana e Angélica

Após conhecer as instalações da Sabesp de Franca, a deputada Janaína Paschoal foi conhecer a Câmara Municipal. 

Como o Legislativo está em recesso, ela foi recebida por servidores da Câmara Municipal e pelos vereadores Della Motta e Donizete da Farmácia.


+ Política