​Deputada Graciela pede campanha de prevenção contra Desafio da Rasteira

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de fevereiro de 2020 às 16:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Brincadeira de mau gosto tem sido feita nas escolas e pode causar ferimentos entre os estudantes

O diretor Regional de Ensino, Marcos Amaral, e a deputada Delegada Graciela

A deputada estadual Delegada Graciela (PL) oficiou, nesta quinta-feira (13), o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, e o dirigente regional de Ensino de Franca, Marcos Antônio Pereira do Amaral.

Nos documentos, ele solicita atenção especial a uma perigosa brincadeira que tem acontecido nas escolas locais: o “Desafio da Rasteira”.

A brincadeira de mau gosto consiste em uma pessoa pular e ser derrubada com uma rasteira dupla aplicada por outras duas pessoas – ficando cada uma delas de um lado. 

O tombo, inevitável, pode causar lesões na cabeça e na coluna.

Segundo a deputada, com a massificação na postagem dos vídeos com as quedas via redes sociais, muitos estudantes têm reproduzido as rasteiras, filmado e divulgado via YouTube, Instagram, Facebook e outras mídias.

 Para a deputada Delegada Graciela, trata-se de uma brincadeira preocupante, por isso ela solicitou ao dirigente de ensino a adoção de medidas preventivas.

“Precisamos de conscientização acerca dos perigos do denominado Desafio da Rasteira entre os alunos das unidades de ensino da Rede Estadual”, disse a deputada Delegada Graciela.

Para a deputada, ações determinadas pela Diretoria de Ensino podem conscientizar os estudantes que machucar os colegas não é nada divertido e, além disso, pode trazer responsabilização a quem aplica as rasteiras. 

“Seja por ingenuidade ou qualquer que seja a razão pelas quais as crianças e adolescentes participam dessa brincadeira, a verdade é que não eles têm noção do perigo no qual estão colocando o amigo”. 

“E isso precisa ser alertado mediante adoção de medidas preventivas e de conscientização pelos órgãos públicos, em especial nas escolas”, concluiu a deputada Graciela.


+ Educação