Denúncias contra Hospital da Caridade em Franca mobilizam equipe técnica

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 1 de agosto de 2020 às 01:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Unidade recebeu fiscalização no final da tarde de sexta-feira por conta de possíveis irregularidades

Unidade segue as orientações no Plano de Trabalho - fiscais visitaram a unidade na tarde desta sexta-feira

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde foram mobilizados na tarde desta sexta-feira para acompanhar denúncias feitas contra possíveis irregularidades no Hospital da Caridade.

As denúncias estariam ligadas ao Plano de Trabalho, utilização de equipamentos, número de profissionais trabalhando, além consumo de água e presença de pombos nas instalações.

A par das denúncias Luiz Carlos Vergara Pereira, coordenador de saúde da Prefeitura, mobilizou uma equipe técnica (médico, enfermeiro, fiscal sanitário) para averiguar as informações.

Entre elas, diziam que o hospital possui 20 leitos para atender pacientes da COVID 19, mas sequer tem equipe para atender 15 pacientes. Não há profissionais de fisioterapia. 

O hospital está cheio de pombos, podendo transmitir mais doenças. A água disponibilizada é retirada numa pia de limpeza; não há materiais suficientes de EPI, além do que o avental utilizado pelos funcionários seria de pano (contra as regras da Anvisa) e, não há reposição das máscaras.

As ponderações foram consideradas preocupantes e, apuradas pelos técnicos da Secretária de Saúde.

Vergara esclareceu que a questão da água existe laudo da Sabesp e Cetesb; os materiais de EPI são distribuídos aos funcionários que assinam um termo a cada hora que são retirados; o quadro de funcionários corresponde para o atendimento de 20 leitos e, além disso o Plano de Trabalho apresentado vem sendo cumprido.

Já a questão dos pombos, o Hospital contratou empresa terceirizada para a desinfecção do prédio, mantendo limpo todo mês.

A questão de profissionais de fisioterapia, o Hospital recebeu fiscalização do Crefito e está dentro das normas.

Rosangela Garcia, uma das administradoras do Hospital explicou que algumas denúncias estão surgindo. Porém, muitas ponderações são infundadas e têm o sentido de abalar o funcionamento do hospital, que consolidou no atendimento de Hospital de Campanha.


+ Saúde