Dente do siso: você sabe quando é preciso fazer a cirurgia para extração?

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de dezembro de 2017 às 11:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Problemas como dores orofaciais e falta de espaço para a erupção do dente podem ser indicações cirúrgicas

O dente do siso é o terceiro molar, mais conhecido popularmente como o ”dente do juízo”, pois é o último a entrar em erupção na boca. Normalmente, são quatro sisos, dois superiores e dois inferiores. Eles se desenvolvem entre os 16 e 20 anos de idade, porém nem todo mundo os possui. Algumas pessoas podem ter quatro, três, dois, um ou mesmo nenhum dente do siso. 

A extração do siso é indicada normalmente nos casos em que não há espaço para a erupção, quando o dente irrompe parcialmente, quando há dor, quando há dificuldade para abrir a boca, quando o dente se encontra numa posição horizontal e quando há indicação ortodôntica. 

A não extração de um terceiro molar que teve a indicação pode acarretar em problemas como pericoronarite, facilidade para ter cárie no próprio dente e/ou no dente vizinho, no caso dele estar impactado (devido ao dente vizinho), por exemplo, dores orofaciais (dor associada aos tecidos da cabeça, face, pescoço e estruturas da cavidade oral) e reabsorção do dente vizinho.

Ainda há a possibilidade de ocorrer formação de cistos e tumores odontogênicos, caso o dente esteja totalmente incluso. Lembrando que quando a pessoa remove o siso inferior, por exemplo, é necessário remover o superior também. 

Por isso é importante que as pessoas estejam conscientes da necessidade de uma avaliação radiográfica, indicada pelo cirurgião dentista para diagnosticar a presença ou não deste dente desde o início de sua formação. Quanto antes eles forem removidos, maior será o sucesso da cirurgia. 


+ Saúde