Degustando com ergonomia

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 3 de março de 2017 às 13:45
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Hoje vou precisar pedir licença para minha querida Ana Paula que escreve sobre o mundo dos vinhos aqui no jornal e contar sobre uma novidade que envolve totalmente o mundo dos aromas. Como eu já comentei anteriormente, sou uma amante dos dois mundos, sendo assim me permito abordar um pouquinho do tema. Afinal, o vinho tem tudo a ver com bouquets e aromas.

O mais novo lançamento do ‘enomundo’ foi uma taça desenvolvida pelo designer industrial James Piatt, ele possui 16 anos de experiência projetando produtos que vão desde torneiras até mochilas. Já trabalhou com renomados fabricantes americanos, e acabou de lançar esse projeto, o ‘Wine Glass Mask’. Uma taça, que apesar de parecer uma máscara carnavalesca, se adapta ao contorno do rosto do apreciador provocando uma experiência completa ao bebericar um vinho. Esse produto foi para o Kickstarter, o maior site de financiamento coletivo do mundo que apoia projetos inovadores.

O sabor complexo do vinho é uma combinação de cheiros e sabores, e essa taça foi projetada párea concentrar o buquê como os cheiros de frutas, especiarias, ervas e flores enquanto controla o fluxo do oxigênio. À medida que você respira, percebe um aroma intensificado, porque nenhuma experiência se perde com esse produto. Micro furos na parte da frente da taça, conseguem equilibrar a entrada de nitrogênio e oxigênio no vinho, fazendo com que enquanto você respira ele controla a velocidade do ar adicionado elevando mais vapores do da superfície do vinho e assim enriquecendo o aroma e sabor.

O design final se deu a partir do estudo de medidas de diversos rostos. Os dados foram inseridos em um software de modelagem 3D, resultando no desenho ideal do vidro para que se encaixasse com conforto na maior parte dos perfis.

O projeto de financiamento coletivo pretende levantar 78 mil dólares até março. Se atingir a meta, as taças serão vendidas por 25 dólares e entregues aos financiadores até junho deste ano. Os modelos serão fabricados em cristal transparente ou azulado.

Historicamente, as taças são fabricadas em formato arredondado, simplesmente por que saem assim após o sopro, sendo fundido assim após esse processo. Mas o Wine Glass Mask é feito com o vidro sendo pressionado formando uma cavidade ergonômica que se adapta ao rosto do apreciador, e claro prometendo uma experiência totalmente nova e completa aos enófilos. Se a taça realmente funciona, não saberemos, mas há muito estudo envolvido em sua criação, e claro, se a proposta é criar ainda mais prazer em degustar um bom vinho, vale a pena acreditar!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero