Deficientes auditivos disputam torneio de futebol inédito em Ribeirão Preto

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de junho de 2018 às 07:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento também ocorre em nas cidades de Vitória (ES), Porto Alegre, Brasília e Londrina (PR).

ia 10 de junho, Ribeirão Preto sediará pela primeira vez a Taça Cochlear, um campeonato de futebol amador dedicado aos candidatos e usuários de implantes auditivos. O evento, idealizado pela Cochlear do Brasil, acontecerá simultaneamente nas cidades de Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Londrina (PR). 

O objetivo da ação é integrar pessoas que já possuem implantes auditivos – Implante Coclear, BAHA (prótese osteo-ancorada) e o implante Carina, com pacientes que pensam em usar um destes e estejam em busca de informações sobre estas tecnologias que resgatam o poder da audição. 

Quem pode participar?

O campeonato acontecerá no SESI Ribeirão durante todo o domingo e está aberto a todos os interessados em saúde auditiva com inscrições gratuitas. Podem participar pacientes com implantes auditivos, candidatos que queiram conhecer mais sobre os implantes, médicos, fonoaudiólogos e profissionais da área. Os participantes serão recebidos às 9h com um café da manhã de boas-vindas. 

Os times serão formados de forma surpresa, justamente para promover uma maior integração entre os participantes. Os jogadores poderão participar nas categorias masculino, feminino e infantil. As inscrições podem ser feitas através do site http://www.tacacochlear.com.br/ 

É possível voltar a ouvir 
“Também teremos dois estandes com profissionais que irão tirar dúvidas, mostrar as novas tecnologias e possibilidades para cada caso. Será uma ação social superdivertida, com muita troca de informação e a conscientização de que o deficiente auditivo tem uma opção segura para voltar ao mundo dos sons”, diz Fernanda Costa, fonoaudióloga, especialista em audiologia e organizadora do evento. 

A cirurgia tanto para o implante coclear quanto para o BAHA, apesar de pouco conhecidas, são fornecidos pelo SUS em centros auditivos em nossa região e também são custeados pelos planos de saúde. 

Dados sobre a surdez

A deficiência auditiva é um problema de saúde pública e no mundo 360 milhões de pessoas sofrem com perda de audição. Estima-se que em 2050 este número saltará para 900 milhões. No Brasil, aproximadamente 5 mil de um total de 50 mil crianças com perda auditiva maior que 70 decibéis possuem implante coclear. Já sobre os adultos, são aproximadamente 850 mil indivíduos nessas condições dos quais menos de 50.000 se beneficiam desta solução auditiva. 

SERVIÇO 
Taça Cochlear Ribeirão Preto 
Quando: 10 de junho de 2018 a partir das 9h 
Local: SESI Ribeirão (Rua Dom Luiz do Amaral Mousinho, 3465 – Jd. Mosteiro) 
Inscrições: A entrada é gratuita mas a inscrição deverá ser feita pelo site. 
http://www.tacacochlear.com.br/ 
Informações: (16) 992631484 ou [email protected] 


+ Cotidiano