De olho no futuro da cidade, Prefeitura reúne lideranças para Fórum Franca 2040

  • Entre linhas
  • Publicado em 23 de novembro de 2018 às 18:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Lançamento do projeto acontece nesta segunda-feira, 26, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de Franca reúne lideranças locais e regionais para apresentar nesta segunda-feira, dia 26 de novembro, o Fórum Franca 2040 – Construindo Juntos os Próximos 20 anos, também como parte das comemorações dos 194 anos da cidade. O lançamento está agendado para 19 horas e será realizado no auditório da Secretaria Municipal da Educação (Avenida Francisco Quintanilha de Paula Ribeiro, 550, Parque Francal).

O objetivo do Fórum 2040 é preparar, junto com a sociedade, especialistas, lideranças políticas e comunitárias, além de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, diretrizes para o crescimento sólido da cidade nas próximas décadas.

No encontro de segunda-feira, será apresentada a metodologia de trabalho que envolverá 12 comissões das áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, transporte, habitação, entre outras que compõem o Fórum 2040. As mesmas serão presididas por secretários municipais ou indicados pelo prefeito municipal de Franca, Gilson de Souza.

A partir de audiências e encontros setoriais, a meta é estabelecer conjuntamente políticas e estratégias de crescimento. O prefeito Gilson de Souza, idealizador da iniciativa, destaca que o planejamento para médio e longo prazo é essencial para um crescimento organizado e sustentável da cidade e também sua região. “Vamos juntos preparar a nossa Franca em vários eixos e queremos ouvir a comunidade e todos os atores envolvidos nesse processo de expansão da cidade, reunindo as indústrias, comércio e trabalhadores, para pensar a cidade para daqui 20 anos. O Fórum 2040 é, sem dúvida, um legado que vamos deixar para o município”.

Ao final dos trabalhos, será lançado um livro compilando todas as propostas e projetos criados nas comissões para ser entregue a instituições de ensino, bibliotecas públicas, autoridades políticas das três esferas e outros locais.

O lançamento do Fórum Franca 2040 na próxima segunda-feira contará com a presença de autoridades, associações, sindicatos, entidades comunitárias, representantes da Administração Municipal e outros convidados. “Partindo da premissa que caminhos trilhados só nos levam aonde os outros já foram, pretendemos com o Fórum 2040, através da experiência do ontem e da vivência do hoje, plantar um novo amanhã, fazendo Franca e região se tornarem cidades além do seu tempo”, disse o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Adriel Cunha, que apoia a realização do evento.

Na abertura, o economista Éber Gonçalves fará uma palestra focada na temática “Desenvolvimento Estratégico”.

O palestrante

Mestre em economia, consultor sênior responsável por governos na Macroplan e ex-empreendedor público do Governo de Minas Gerais, Éber Gonçalves é responsável na Macroplan por estudos de cenários e projetos de desenvolvimento de longo prazo para Estados e Municípios.

Foi Coordenador de diversos projetos estruturantes em todo o Brasil, como o Programa Goiás Mais Competitivo, o Pacto de Desenvolvimento da Educação Profissional em Minas Gerais e o projeto de expansão do ensino profissionalizante no Piauí. Também possui experiência no monitoramento e avaliação de políticas públicas e em modelagens quantitativas de cenários econômicos.


+ Política