CVV Franca amplia prazo de inscrição para interessados em se tornar voluntários

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de novembro de 2015 às 12:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Instituição que realiza trabalho de apoio emocional e valorização da vida realizará curso nos dias 17, 18 e 19

Trabalho voluntário é, comprovadamente, um dos fatores que contribui para a redução do índice de suicídios no país

Com o objetivo de ampliar seu atendimento, o CVV – Centro de Valorização da Vida em Franca está recebendo inscrições para mais uma edição do Curso para Novos Voluntários, que acontece nos dias 17, 18 e 19 deste mês, das 19h às 22h.

As reuniões se dividem em duas etapas. Na primeira, o candidato a se tornar voluntário aprende o que é o CVV, o perfil dos que procuram o atendimento e como funciona o trabalho. Na segunda etapa, ele entra em contato com alguns dos atendimentos, cuja identidade é mantida em sigilo, para entender todo o processo. A única exigência para se tornar um voluntário é ter mais de 18 anos de idade, vontade de ouvir e ajudar o próximo. Por isso, mais que um atendimento, ser voluntário do CVV é doação.

A IMPORTÂNCIA DO CVV

Os voluntários do CVV tentam diminuir uma estatística preocupante: no Brasil, ocorrem, em média, 32 suicídios por dia – um caso a cada 45 minutos. Segundo relatório da OMS – Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o oitavo país em número de suicídios. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres (taxa de 6,0 para cada grupo de 100 mil habitantes). O que preocupa os especialistas é que esse comportamento tem atingido número cada vez maior de pessoas. Em apenas 10 anos, o número de suicídios aumentou no país em mais de 10%. Já as tentativas superam esses números em até 20 vezes. Devido a essa incidência, o suicídio deixa de ser um problema de saúde individual e passa a ser uma questão de saúde coletiva.

Diante disso, o CVV se torna uma ferramenta imprescindível para a redução desses índices. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 70 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

OS ATENDIMENTOS EM FRANCA

Atualmente, o CVV de Franca atende das 14h às duas da manhã, mas o ideal seria que fosse ininterrupto. Para tanto, é necessário contar com mais pessoas para ajudar no trabalho. O cadastramento para novos voluntários é contínuo e mais informações podem ser obtidas pelo telefone  3721-4111. O número de atendimento do centro é o 141.

COMO AJUDAR

Para contribuir com o Centro de Valorização da Vida, basta participar do curso de formação de novos voluntários e abraçar essa causa.

Para ser voluntário, além de idade mínima de 18 anos, é preciso ter disponibilidade para plantões semanais de quatro horas, definidos de acordo com a agenda do voluntário.

As inscrições para o Curso para Novos Voluntários podem ser feitas pelo site www.cvv.org.br; no posto do CVV em Franca, à Rua Carlos do Carmo, 419, atrás do Corpo de Bombeiros; por e-mail: [email protected] ou por telefone (16) 3721-4111. Interessados também podem se dirigir diretamente no horário do curso, que começa na próxima terça-feira, 17, às 19h. 

Torne-se um voluntário do CVV, faça a diferença na vida de alguém!


+ Cotidiano