Curiosidades sobre os Grandes Compositores

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 23 de junho de 2018 às 09:00
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tchaikovsky ganhou um anel valioso de Alexandre III e o vendeu em seguida.

Liszt mandou fazer uma estátua de Beethoven , de bronze, para colocar no centro de Bonn, onde o compositor nasceu.

Mozart deu uma aula para o menino Beethoven e anunciou aos que estavam na antessala:- ‘um dia o mundo inteiro vai conhecer Ludwig Van Beethoven’ .

Brahms se apaixonou por Clara, mulher do melhor amigo, Schumann, mas em respeito ao amigo não se declarou a ela que era 20 anos mais velha que ele. A mãe de Brahms também era 20 anos mais velha que o pai dele.

Schumann ouvia vozes, e com medo de prejudicar a família, ele mesmo se internou num hospício. A doença era sífilis, que causava alucinações.

Chopin era tuberculoso mas a doença não o impediu de ser quem ele foi, e ainda participava de reuniões clandestinas num porão para poder ajudar a Polônia politicamente.

Bach teve 20 filhos e compunha com a criançada toda em volta dele, brincando.

Bach não assinava suas partituras, colocava 3 letras como assinatura que significavam : SDG – em italiano a tradução é SÓ A DEUS A GLÓRIA.

Mozartnão fazia rascunhos. Transcrevia a composição que ouvia em sua cabeça, com tamanha perfeição e sem nenhum erro ou correção.

Tchaikovsky quando criança ouvia composições em sua cabeça e queria compor, mas a família o mandou para a Escola de Jurisprudência aos 10 anos de idade para se tornar advogado. Internato.

Liszt resgatou a princesa Caroline de uma espécie de cárcere em que vivia na Sibéria, apaixonaram-se e ele alugou uma casa para ela na Alemanha. Viveram juntos por 13 anos.

Chopin se apaixonou por uma moça na adolescência, mas a família da moça não permitiu o casamento por ele ser tuberculoso. Anos depois, ele e George Sand viveram juntos por alguns anos e ela nunca contraiu a doença.

Chopin havia deixado um pedido que quando morresse queria que seu coração fosse retirado e enterrado na Polônia, sua terra natal. Seu corpo foi enterrado em Paris e seu coração na Polônia.

Haendel , alemão naturalizado inglês, foi enterrado na Abadia de Westminster, Londres.

Villa- Lobos queria estudar piano mas seu pai não deixava. Sua tia lhe deu um piano de presente tocava Bach para ele.

Estas e muitas outras curiosidades, desafios, tragédias, sobre o destino destes compositores formam um cenário divino sobre o destino em minha mente:

Não importam a personalidade, a nacionalidade, a história familiar, os desamores, os sucessos ou insucessos enquanto compunham, os amigos ou inimigos, a pobreza ou a riqueza, a fome ou a fartura, a vida reclusa ou em tournèes , eles vieram como MISSIONÁRIOS. Suas músicas estão aí fazendo sucesso há muito tempo. Imagine Bach hoje sabendo que suas músicas estão em CDs e que são altamente disputados pelos músicos?

É intrigante ler as biografias recheadas de fatos interessantes, outros trágicos, outros enigmáticos e ficarmos pensando: – como conseguiram compor mediante tamanhos desafios em suas vidas?

MOZART E A SONATA TÃO PESQUISADA POR CIENTISTAS:

​BEETHOVEN E A SINFONIA QUE MATA CÉLULAS CANCEROSAS:

​CHOPIN E SUAS HOMENAGENS À POLÔNIA​:

Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero