Cúrcuma ou Açafrão auxilia na prevenção do diabetes e obesidade

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 10 de agosto de 2016 às 09:56
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A cúrcuma ou açafrão é o tempero que dá ao Curry, famosa especiaria indiana, a cor amarela, o aroma e o sabor característicos. Ela é usada na Índia e por diversas tribos indígenas há milhares de anos como especiaria e também como erva medicinal. O poder estão nos compostos chamados curcuminóides, o mais importante dos quais é a curcumina.

A curcumina é o principal ingrediente ativo do açafrão. Ela possui efeitos anti-inflamatórios potentes e é um antioxidante muito eficiente.

O açafrão pode ser facilmente adicionado à dieta. Seja na forma de pó (depois de cozido, seco e ralado), ralado cru como se faz com o gengibre, ou como suplemento na forma de cápsulas, extrato ou gotas.

A maioria dos estudos sobre o açafrão mostra que seus benefícios à saúde ocorrem quando se consome uma dosagem superior a um grama por dia intercalado com as refeições.

Para aumentar a absorção de curcumina nos intestinos é recomendado o consumo concomitante de pimenta do reino, gengibre ou azeite.

A cúrcuma apresenta vários minerais e vitaminas, sendo destaque o potássio, que auxilia para controle da pressão arterial e prevenção de derrames.

Fonte da vitamina C, aliada em relação à imunidade, e também vitamina B6, que se caracteriza boa ao cérebro.

O tempero também apresenta ferro, para prevenção de anemias, manganês fundamental ao metabolismo do colesterol e ao crescimento, e cálcio, interessante aos ossos e dentes.

Ainda magnésio, essencial ao metabolismo da glicose. Mais proteína, benéfica aos músculos, a gordura e teor superior da fibra solúvel, para melhorar trânsito intestinal.

A mesma favorece combater câncer, melanoma, mama, pâncreas, próstata, e reduz risco da leucemia e mieloma múltiplo, e situação das metástases em vários tumores.

Tem função de desintoxicar o fígado, é bom ao coração, auxilia em controlar diabetes, neutralizará radicais livres, diminui inflamação de artrite, possui ação analgésica, antibacteriana e antisséptica.

Atua em metabolismo de gorduras ajudando no emagrecimento, auxilia na acne, psoríase e mais enfermidades da pele, e vai acelerar cicatrização.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​


+ zero